Tipo: Nome: Curso:
Professor HANS JOACHIM KARL MENZEL
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
148296 PET menzel@ufmg.br 34092327
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
HANS JOACHIM KARL MENZEL
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
148296 menzel@ufmg.br 3402327
Co-Autores
SARA GONCALVES ASSUNCAO TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
ANA CAROLINA SILVA DA COSTA CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
MARINA NAVES LAUREANO SANTOS FARMACIA Aluno SEM BOLSA
SAMUEL VIANA COELHO MEDICINA Aluno PET
ANA FLAVIA BOTELHO SA CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
Lilian Parreira Zebral Xavier Odontologia Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-11 Projeto Saúde da Mulher do PET Saúde UFMG do Centro de Saúde Cafezal
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Os objetivos do PET-Saúde são a facilitação do processo de integração ensino-serviço-comunidade e a formação de grupos de aprendizagem tutorial dentro do Programa de Saúde da Família. O CS Cafezal localiza-se na Vila Santana do Cafezal, no Bairro Serra, região Centro Sul de Belo Horizonte. Possui uma população de cerca oito mil habitantes, 100% SUS-dependente e de muito elevado risco. Em relação à saúda da mulher apresenta como principais problemas a elevada taxa de gravidez na adolescência e a violência. O objetivo deste projeto é conhecer e analisar as condições de vida, as necessidades, os hábitos, a cultura e as dificuldades das mulheres da área de abrangência do CS para orientar alunos e profissionais do PSF na confecção de um plano de ação eficaz para a melhoria da qualidade de vida, saúde e cidadania desta população. O método utilizado para atingir o objetivo proposto foi a realização de uma pesquisa qualitativa, a partir da confecção e aplicação de um questionário, realizado pelos alunos participantes do PET Cafezal, no CS. O questionário contém perguntas referentes à atividade diária, saúde e expectativas dessa população. Analisando os resultados, concluímos que a baixa escolaridade influi diretamente na qualidade e nos planos de vida dessas mulheres, estreitando as opções de trabalho, de moradia, de relacionamentos sociais e comprometendo assim de modo irreversível a sua  saúde e bem estar. Deste modo, as ações de saúde, por si só, não conseguem reverter esse quadro, gerando frustração e dor não só para a população, mas também para os profissionais de saúde.
Palavras-Chave:
Saúde da Mulher, CS Cafezal, violência, gravidez na adolescência