Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCIA MARTINS Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
228419 PEG 3891221932
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCIA MARTINS Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
228419 mmartins07@gmail.com 3891221932
Co-Autores
CHRISTIAN DIAS CABACINHA Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
GABRIEL PAZ DE ALMEIDA ALVES DE SOUZA AGRONOMIA Aluno PEG
THAIS FELIX MIRANDA ENGENHARIA FLORESTAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-66 Produção de mídia audiovisual caracterizando o bioma Cerrado, os impactos ambientais negativos causados por ações antrópicas e as possíveis medidas que buscam minimizar essas conseqüências
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
A fim de despertar o interesse dos estudantes de graduação em ciências agrárias para preservação de áreas de relevante interesse ecológico bem como disponibilizar material didático que subsidie aulas em Ecologia Geral foi proposto a produção de uma mídia audiovisual sobre o Bioma Cerrado. A produção contará com três módulos, sendo o primeiro para apresentar as características fitofisionômicas do bioma. O segundo módulo para mostrar os impactos ambientais negativos (desmatamento para exploração agropecuária e para produção de carvão; poluição por agroquímicos; implantação de monocultivos - eucalipto; algodão e milho transgênicos, entre outros). E o terceiro módulo para apresentar alternativas de convivência com o Cerrado, tais como: áreas de preservação; extrativismo sustentado; agrofloresta; uso de sementes de variedades crioulas (milho, feijão, por ex); cultivos agrícolas e produção animal seguindo os princípios da Agroecologia; entre outras. Este projeto teve início em abril de 2011 e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. No ano de 2011 (em andamento) estamos realizando levantamento bibliográfico e contatos com instituições que contribuirão com as visitas às áreas para filmagem, que seguirá um roteiro previamente elaborado. Pretende-se caracterizar as fitofisionomias: campo limpo, campo sujo, campo cerrado, cerrado típico (senso strictu), cerradão, as matas ciliares, de galeria, veredas e campos rupestres.
Palavras-Chave:
fitofisionomias, desmatamento, agrotóxicos, agroecologia, preservação
Instituições: