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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARCIA MARTINS |
Instituto de Ciências Agrárias |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
228419 |
PEG |
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3891221932 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARCIA MARTINS |
Instituto de Ciências Agrárias |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
228419 |
mmartins07@gmail.com |
3891221932 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CHRISTIAN DIAS CABACINHA |
Instituto de Ciências Agrárias |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIEL PAZ DE ALMEIDA ALVES DE SOUZA |
AGRONOMIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THAIS FELIX MIRANDA |
ENGENHARIA FLORESTAL |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-66 Produção de mídia audiovisual caracterizando o bioma Cerrado, os impactos ambientais negativos causados por ações antrópicas e as possíveis medidas que buscam minimizar essas conseqüências |
Área: |
Ciências Agrárias |
Resumo: |
A fim de despertar o interesse dos estudantes de graduação em ciências agrárias para preservação de áreas de relevante interesse ecológico bem como disponibilizar material didático que subsidie aulas em Ecologia Geral foi proposto a produção de uma mídia audiovisual sobre o Bioma Cerrado. A produção contará com três módulos, sendo o primeiro para apresentar as características fitofisionômicas do bioma. O segundo módulo para mostrar os impactos ambientais negativos (desmatamento para exploração agropecuária e para produção de carvão; poluição por agroquímicos; implantação de monocultivos - eucalipto; algodão e milho transgênicos, entre outros). E o terceiro módulo para apresentar alternativas de convivência com o Cerrado, tais como: áreas de preservação; extrativismo sustentado; agrofloresta; uso de sementes de variedades crioulas (milho, feijão, por ex); cultivos agrícolas e produção animal seguindo os princípios da Agroecologia; entre outras. Este projeto teve início em abril de 2011 e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. No ano de 2011 (em andamento) estamos realizando levantamento bibliográfico e contatos com instituições que contribuirão com as visitas às áreas para filmagem, que seguirá um roteiro previamente elaborado. Pretende-se caracterizar as fitofisionomias: campo limpo, campo sujo, campo cerrado, cerrado típico (senso strictu), cerradão, as matas ciliares, de galeria, veredas e campos rupestres. |
Palavras-Chave: |
fitofisionomias, desmatamento, agrotóxicos, agroecologia, preservação |
Instituições: |
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