|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JUSSARA MACHADO JARDIM |
Centro Pedagógico - Coltec |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
013900 |
SEM BOLSA |
|
(31)86240106 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JUSSARA MACHADO JARDIM |
Centro Pedagógico - Coltec |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
013900 |
jmjardim@uai.com.br |
(31)86240106 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABRICIO ALVES FARIAS |
CIENCIAS SOCIAIS |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHALIA DE AVILA DUARTE |
CIENCIAS SOCIAIS |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TIAGO GRAMA DE OLIVEIRA |
CIENCIAS SOCIAIS |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO 34-Uma experiência acerca da disciplina Sociologia no Ensino Médio |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
Com a aprovação da Lei n° 11.684 de 2008, a Sociologia tornou-se obrigatória nos três anos do Ensino Médio nas escolas brasileiras. A idéia de prover os estudantes com conteúdos sociológicos ?necessários para o exercício da cidadania? surgiu na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, sendo também sugerida nas Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia (OCN`s), que enfatiza os objetivos de estranhamento e desnaturalizaçao do senso comum (Hamlin, 2009). Todavia, de acordo com dados da CAPES, existiam em 2008, 20.339 professores/as atuantes no ensino de Sociologia no nível Médio, sendo que, desse total, apenas 2.499 (ou 12%) eram licenciados/as em Ciências Sociais. (ANDIFES, 2008). Essa situação se repete no Colégio Técnico da UFMG, onde uma professora licenciada em Geografia atua no ensino de Sociologia para a 1ª. Série do Ensino Médio. A falta de uma tradição sociológica no Ensino Médio que possam orientar as atividades docentes (Hamlin,2009) é uma das dificuldades enfrentadas no Coltec. Para minimizar essa dificuldade, essa professora conta com um monitor/Prograd, licenciado em Sociologia, que tem desenvolvido assessoria quanto ao planejamento da disciplina, pautado na aproximação do cotidiano dos alunos de modo a contribuir para a desnaturalização de conceitos. Assim, essa professora e o monitor realizam, semanalmente, reuniões de planejamento, nas quais são realizados estudos dos conteúdos a serem ministrados, para a capacitação dessa professora, e também preparados os materiais didáticos. Se avalia que o trabalho do monitor/Prograd tem contribuído, de modo significativo, para o desenvolvimento da Sociologia no Coltec, à medida em que se planeja e executa essa disciplina de modo que os educandos possam construir um conhecimento para se tornarem agentes sociais e não somente receptáculos de idéias pré-concebidas. O monitor/Prograd também tem se capacitado a preparar os planos de curso; elaborar e corrigir provas, lançar notas no sistema informatizado. |
Palavras-Chave: |
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, COLTEC, Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia . |
Instituições: |
|
|
|