Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JUSSARA MACHADO JARDIM Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
013900 SEM BOLSA (31)86240106
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JUSSARA MACHADO JARDIM Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
013900 jmjardim@uai.com.br (31)86240106
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FABRICIO ALVES FARIAS CIENCIAS SOCIAIS Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATHALIA DE AVILA DUARTE CIENCIAS SOCIAIS Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TIAGO GRAMA DE OLIVEIRA CIENCIAS SOCIAIS Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 34-Uma experiência acerca da disciplina Sociologia no Ensino Médio
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Com a aprovação da Lei n° 11.684 de 2008, a Sociologia tornou-se obrigatória nos três anos do Ensino Médio nas escolas brasileiras. A idéia de prover os estudantes com conteúdos sociológicos ?necessários para o exercício da cidadania? surgiu na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, sendo também sugerida nas Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia (OCN`s), que enfatiza os objetivos de estranhamento e desnaturalizaçao do senso comum (Hamlin, 2009). Todavia, de acordo com dados da CAPES, existiam em 2008, 20.339 professores/as atuantes no ensino de Sociologia no nível Médio, sendo que, desse total, apenas 2.499 (ou 12%) eram licenciados/as em Ciências Sociais. (ANDIFES, 2008). Essa situação se repete no Colégio Técnico da UFMG, onde uma professora licenciada em Geografia atua no ensino de Sociologia para a 1ª. Série do Ensino Médio. A falta de uma tradição sociológica no Ensino Médio que possam orientar as atividades docentes (Hamlin,2009) é uma das dificuldades enfrentadas no Coltec. Para minimizar essa dificuldade, essa professora conta com um monitor/Prograd, licenciado em Sociologia, que tem desenvolvido assessoria quanto ao planejamento da disciplina, pautado na aproximação do cotidiano dos alunos de modo a contribuir para a desnaturalização de conceitos. Assim, essa professora e o monitor realizam, semanalmente, reuniões de planejamento, nas quais são realizados estudos dos conteúdos a serem ministrados, para a capacitação dessa professora, e também preparados os materiais didáticos. Se avalia que o trabalho do monitor/Prograd tem contribuído, de modo significativo, para o desenvolvimento da Sociologia no Coltec, à medida em que se planeja e executa essa disciplina de modo que os educandos possam construir um conhecimento para se tornarem agentes sociais e não somente receptáculos de idéias pré-concebidas.  O monitor/Prograd também tem se capacitado a preparar os planos de curso; elaborar e corrigir provas, lançar notas no sistema informatizado.
Palavras-Chave:
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, COLTEC, Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia .
Instituições: