Tipo: Nome: Curso:
Aluno THAIS QUEIROZ MORCATTY CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2008026714 SEM BOLSA 33867908
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
FLAVIO HENRIQUE GUIMARAES RODRIGUES Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
174955 rodrigues@icb.ufmg.br 34992586
Co-Autores
HANI ROCHA EL BIZRI CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO Aluno SEM BOLSA
HELLEM CRISTINA SILVA CARNEIRO CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO Aluno SEM BOLSA
RODRIGO LUDOLF BIASIZZO CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO Aluno SEM BOLSA
PEDRO CARVALHO ROCHA CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO Aluno SEM BOLSA
DANIEL BENJAMIN DE OLIVEIRA DUTRA CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO Aluno SEM BOLSA
ERICSON SOUSA DA SILVA ECOL., CONS. MANEJO DA VIDA SILVESTRE/M Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 09 - Levantamento e Sistematização de Dados sobre a Riqueza de Mamíferos de Médio e Grande Porte na Região do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais ? Brasil
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
O Quadrilátero Ferrífero (QF) é uma região que se destaca pela acentuada riqueza em espécies e, ao mesmo tempo, se trata de uma das mais importantes províncias minerais do mundo. Abrangendo uma área aproximada de 7.000 km² no Estado de Minas Gerais, o território possui formações vegetacionais de Mata Atlântica, Cerrado e Campos Rupestres. Devido ao alto grau de endemismo e à grande perda de área natural, os ambientes citados são considerados hotspots: áreas prioritárias de conservação mundial. Como objetivo deste trabalho pretendeu-se realizar o levantamento de mamíferos de médio e grande porte em áreas conservadas dentro do QF, realizar coletas em locais onde a literatura se mostra deficiente e ampliar o conhecimento sobre a mastofauna local, fornecendo dados que embasem ações para a preservação do ambiente envolvido. Considerou-se oito áreas do QF: Serra do Gandarela e FLOE Uaimii, com base no trabalho de coleta do grupo; PE Itacolomi, por dados de coletas e bibliografia; e Serra da Moeda, PE da Serra do Rola-Moça, RPPN Mata Samuel de Paula, RPPN do Caraça e EPDA-Peti, apenas por levantamento bibliográfico. Nos trabalhos de coleta realizou-se 11 expedições nas áreas amostradas. Como metodologia, utilizou-se parcelas de areia para pegadas, caminhadas diurnas e noturnas ao longo de trilhas, armadilha fotográfica, fotos cedidas pelos funcionários da FLOE Uaimii e entrevistas não-estruturadas com moradores e funcionários locais na Gandarela e FLOE Uaimii. Até o presente momento é estimada para o Quadrilátero Ferrífero a ocorrência de 44 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte, compreendidas em 22 famílias e 8 ordens. Dentro da área do QF ocorrem várias intervenções antrópicas. Mesmo com toda pressão sofrida e tamanha representatividade biológica, ecológica e hidrológica, apenas 5% do território encontra-se dentro de Unidades de Conservação. O QF, por seu valor biológico incontestável, é uma região prioritária para a conservação da biodiversidade.
Palavras-Chave:
Quadrilátero Ferrífero, mamíferos, levantamento, Mata Atlântica, Cerrado