Tipo: Nome: Curso:
Professor GERALDO ELVIO MAGALHAES
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
025569 PIBID gelvio@ufmg.br 99494664
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GERALDO ELVIO MAGALHAES Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
025569 gelvio@ufmg.br 99494664
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O PIBID-SOCIOLOGIA tem por objetivo trabalhar em Escolas de Ensino Médio, atuando em conjunto com professores  visando, por um lado, o treinamento de bolsistas na docência, e, por outro, contribuir para o desenvolvimento do ensino de Sociologia. Vem atuando desde maio de 2010 nas Escolas Estadual Milton Campos e Estadual Três Poderes,  e no COLTEC-UFMG, desde 2011.
A primeira grande atividade em 2010 foi a produção por parte dos bolsistas de etnografias individuais sobre a respectiva Escola de atuação.
Outro projeto diz respeito a uma pesquisa, na qual trabalhamos na elaboração em 2010 e na execução em 2011, sobre o perfil dos professores de Sociologia no Estado de Minas Gerais. Dentre outras variáveis, buscamos saber da formação dos professores, do seu regime de trabalho, se a Escola é Pública ou Privada, recursos metodológicos, programas de Curso, textos utilizados. O questionário é eletrônico, enviado via e-mail. O trabalho de campo encontra-se um tanto prejudicado em decorrência da greve dos professores.
Em 2011, trabalhamos na elaboração de um módulo de aulas sobre o tema "juventude", subdividido em 3 sub-temas:"Identidade juvenil", "juventude e criminalização", "juventude e trabalho". A previsão era para iniciarmos a experiência nas turmas a partir de setembro, mas, em função mais uma vez da greve, estaremos iniciando apenas no COLTEC. Faz parte do projeto uma pesquisa com os alunos participantes das turmas em questão, buscando um perfil desses alunos, principalmente no que diz respeito aos 3 sub-temas. Fará parte das aulas uma comparação dos resultados dessa pesquisa com outras similares já realizadas.
Ainda em 2011, partimos para uma estratégia de uma participação mais efetiva dos bolsistas junto aos respectivos professores, em todas as etapas de suas atividades, da elaboração de programas e aulas até a avaliação, para caracterizar o trabalho dos bolsistas como algo que vai muito além de um trabalho de monitoria.
Palavras-Chave:
Ensino de Sociologia, nível médio, treinamento na docência, parceria com Escolas de Ensino Médio
Instituições:
CAPES/FAE/FAFICH