|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
TANIA DE CASTRO ARAUJO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
075310 |
PEG |
tcaeba@ufmg.br |
32274901 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
TANIA DE CASTRO ARAUJO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
075310 |
tcaeba@ufmg.br |
32274901 |
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANTONIO MILTON SIGNORINI |
Escola de Belas Artes |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PAULO ANDRÉ FERREIRA DE SOUZA |
Extensão / EBA |
Externo |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MAIRIA TULA BARBOSA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RACHEL LEAO DE SOUZA |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-10 A Serigrafia Expandida: Abrangência e multiplicidade dos processos |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
Resumo: Este projeto tem como diferencial explicitar a ampla aplicação da Serigrafia sobre suportes variados. A Serigrafia, como processo de impressão dos mais antigos, vem ao longo dos séculos se desenvolvendo e atualizando. Pela versatilidade de sua impressão sobre diferentes superfícies planas tem sido utilizada cada vez mais para decorar produtos comerciais e também como forma de expressão contemporânea nas Artes Visuais e no Design de Moda. A contemporaneidade incita à apropriação e a inserção de novas tecnologias aliadas a antigos processos, permitindo estreitar os limites entre o utilitário, o artístico , o público e o privado. Essa permissividade da arte sugere atualizações. Assim, nada impede que o artista manifeste-se através da serigrafia, ousando imprimir sobre suportes ambulantes, cambiáveis, vestíveis, comestíveis, reflexivos, permanentes ou transitórios, além da convencional impressão sobre o papel. Com o intuito de pesquisar, registrar e catalogar a diversidade de possibilidades do processo serigráfico nas artes Visuais e Aplicadas, organizaremos um material consistente que apresente ao aluno da graduação os recursos de registro e de multiplicação de imagens utilizados na estamparia têxtil, que poderão ser aplicados, com algumas adaptações, para a impressão sobre azulejos, paredes, papéis, telas, couro, pele, vidros, etc., permitindo o trânsito dos recursos da serigrafia industrial na serigrafia artística contemporânea. Será possível elaborar impressões, instalações, performances, vídeos e projeções, onde a serigrafia se apresente como gravura expandida. Até o momento, visitamos estamparias industriais, elaboramos módulos de repetição (rapport) e estamos preparando as primeiras matrizes para fazermos testes de impressão.
|
Palavras-Chave: |
A Serigrafia Expandida; pesquisa em Artes; ensino de Artes; trânsito entre o industrial e artístico. |
Instituições: |
Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais |
|
|