Tipo: Nome: Curso:
Professor TANIA DE CASTRO ARAUJO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
075310 PEG tcaeba@ufmg.br 32274901
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
TANIA DE CASTRO ARAUJO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
075310 tcaeba@ufmg.br 32274901
Co-Autores
ANTONIO MILTON SIGNORINI Escola de Belas Artes Professor PEG
PAULO ANDRÉ FERREIRA DE SOUZA Extensão / EBA Externo PEG
MAIRIA TULA BARBOSA ARTES VISUAIS Aluno PEG
RACHEL LEAO DE SOUZA ARTES VISUAIS Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-10 A Serigrafia Expandida: Abrangência e multiplicidade dos processos
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Este projeto tem como diferencial explicitar a ampla aplicação da Serigrafia sobre suportes variados. A Serigrafia, como processo de impressão dos mais antigos, vem ao longo dos séculos se desenvolvendo e atualizando. Pela versatilidade de sua impressão sobre diferentes superfícies planas tem sido utilizada cada vez mais para decorar produtos comerciais e também como forma de expressão contemporânea nas Artes Visuais e no Design de Moda. A contemporaneidade incita à apropriação e a inserção de novas tecnologias aliadas a antigos processos, permitindo estreitar os limites entre o utilitário, o artístico , o público e o privado. Essa permissividade da arte sugere atualizações. Assim, nada impede que o artista manifeste-se através da serigrafia, ousando imprimir sobre suportes ambulantes, cambiáveis, vestíveis, comestíveis, reflexivos, permanentes ou transitórios, além da convencional impressão sobre o papel. Com o intuito de pesquisar, registrar e catalogar a diversidade de possibilidades do processo serigráfico nas artes Visuais e Aplicadas, organizaremos um material consistente que apresente ao aluno da graduação os recursos de registro e de multiplicação de imagens utilizados na estamparia têxtil, que poderão ser aplicados, com algumas adaptações, para a impressão sobre azulejos, paredes, papéis, telas, couro, pele, vidros, etc., permitindo o trânsito dos recursos da serigrafia industrial na serigrafia artística contemporânea. Será possível elaborar impressões, instalações, performances, vídeos e projeções, onde a serigrafia se apresente como gravura expandida. Até o momento, visitamos estamparias industriais, elaboramos módulos de repetição (rapport) e estamos preparando as primeiras matrizes para fazermos testes de impressão.
Palavras-Chave:
A Serigrafia Expandida; pesquisa em Artes; ensino de Artes; trânsito entre o industrial e artístico.
Instituições:
Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais