|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
AUDREY HELOISA IVANENKO SALGADO |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
072443 |
PMG |
|
34092935 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
AUDREY HELOISA IVANENKO SALGADO |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
072443 |
ivanenko@icb.ufmg.br |
34092935 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALINE DA SILVA MEDRADO |
CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LIGIA ARAUJO NAVES KUSHMERICK |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDRE GUSMAO ALVARENGA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BARBARA ISADORA VALLE MUSSI CRUZ |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DIEGO PEREIRA ZILLE |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABIO ARAUJO GOMES DE CASTRO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIEL MILHOMEM DA SILVA MOTA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HUGO MOURAO OLIVEIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIANA TAVARES SALGADO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELO GOMES DE ALMEIDA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA ALICE SOARES SILVEIRA CARDOSO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PAMELA DE SOUZA HAUEISEN BARBOSA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CHARLES GONZAGA OSCAR |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-090 Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Fisiologia e Biofísica ?ICB |
Área: |
Ciências Biológicas |
Resumo: |
Objetivo: Auxiliar os professores nas aulas práticas. Apoiar as atividades acadêmicas e os alunos através de plantões de dúvidas. Elaborar questões para GDs e materiais didáticos. Auxiliar na melhoria da qualidade de ensino. Metodologia: Participaram 12 monitores (5 para Biofísica e 7 para a Fisiologia). O FIB atende 1.400 alunos/semestre, oferece 32 disciplinas para 14 cursos, ofertando 1700 horas de aulas práticas. Atividades desenvolvidas:a)Plantões previamente agendados por email e através de quadros afixados;b)Assistência às aulas práticas; c)Elaboração de questões para GDs;d)Projeto para modernização das aulas práticas de Fisiologia;e)Elaboração de material didático de apoio à Biofísica.Resultados:Foi elaborado, aplicado e corrigido um GD de Fisiologia Gastroentérica. Informações foram coletadas para a elaboração de projeto visando à modernização das aulas práticas de Fisiologia.Foram selecionadas e revisadas questões para comporem uma apostila de apoio didático de Biofísica referentes à prática cotidiana de cada profissional. Uma análise histórica dos plantões de Biofísica demonstrou uma tendência a atendimentos com maior duração em detrimento da quantidade de atendimentos (114 atendimentos/67h, 47 atendimentos/80h e 73 atendimentos/134h em 2009, 2010 e 2011 respectivamente). No último semestre observou-se o maior percentual de aprovação entre alunos da enfermagem (81,25%), que foram os responsáveis pela maior procura pelos plantões de Biofísica durante o semestre (82,89%). Desses alunos, os que frequentaram regularmente os plantões, foram todos aprovados (100%), em comparação aos que não frequentaram ou foram apenas uma vez, os quais obtiveram 50% de aprovação após o Exame Especial. Conclusão: Os atendimentos na monitoria demonstram a importância dessa atividade enquanto facilitadora do aprendizado e da consolidação dos conteúdos. A análise dos materiais elaborados mostra o potencial dos monitores em contribuir para as atividades didáticas do departamento. |
Palavras-Chave: |
Monitoria, Biofísica, Fisiologia, Aulas práticas, ICB, Material Didático |
Instituições: |
PROGRAD |
|