Tipo: Nome: Curso:
Professor AUDREY HELOISA IVANENKO SALGADO Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
072443 PMG 34092935
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
AUDREY HELOISA IVANENKO SALGADO Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
072443 ivanenko@icb.ufmg.br 34092935
Co-Autores
ALINE DA SILVA MEDRADO CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO Aluno PMG
LIGIA ARAUJO NAVES KUSHMERICK Instituto Ciências Biológicas Professor SEM BOLSA
ANDRE GUSMAO ALVARENGA MEDICINA Aluno PMG
BARBARA ISADORA VALLE MUSSI CRUZ MEDICINA Aluno PMG
DIEGO PEREIRA ZILLE MEDICINA Aluno PMG
FABIO ARAUJO GOMES DE CASTRO MEDICINA Aluno PMG
GABRIEL MILHOMEM DA SILVA MOTA MEDICINA Aluno PMG
HUGO MOURAO OLIVEIRA MEDICINA Aluno PMG
JULIANA TAVARES SALGADO MEDICINA Aluno PMG
MARCELO GOMES DE ALMEIDA MEDICINA Aluno PMG
MARIA ALICE SOARES SILVEIRA CARDOSO MEDICINA Aluno PMG
PAMELA DE SOUZA HAUEISEN BARBOSA MEDICINA Aluno PMG
CHARLES GONZAGA OSCAR FISIOTERAPIA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-090  Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Fisiologia e Biofísica ?ICB
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
Objetivo: Auxiliar os professores nas aulas práticas. Apoiar as atividades acadêmicas e os alunos através de plantões de dúvidas. Elaborar questões para GDs e materiais didáticos. Auxiliar na melhoria da qualidade de ensino. Metodologia: Participaram 12 monitores (5 para Biofísica e 7 para a Fisiologia). O FIB atende 1.400 alunos/semestre, oferece 32 disciplinas para 14 cursos, ofertando 1700 horas de aulas práticas. Atividades desenvolvidas:a)Plantões previamente agendados por email e através de quadros afixados;b)Assistência às aulas práticas; c)Elaboração de questões para GDs;d)Projeto para modernização das aulas práticas de Fisiologia;e)Elaboração de material didático de apoio à Biofísica.Resultados:Foi elaborado, aplicado e corrigido um GD de Fisiologia Gastroentérica. Informações foram coletadas para a elaboração de projeto visando à modernização das aulas práticas de Fisiologia.Foram selecionadas e revisadas questões para comporem uma apostila de apoio didático de Biofísica referentes à prática cotidiana de cada profissional. Uma análise histórica dos plantões de Biofísica demonstrou uma tendência a atendimentos com maior duração em detrimento da quantidade de atendimentos (114 atendimentos/67h, 47 atendimentos/80h e 73 atendimentos/134h em 2009, 2010 e 2011 respectivamente). No último semestre observou-se o maior percentual de aprovação entre alunos da enfermagem (81,25%), que foram os responsáveis pela maior procura pelos plantões de Biofísica durante o semestre (82,89%). Desses alunos, os que frequentaram regularmente os plantões, foram todos aprovados (100%), em comparação aos que não frequentaram ou foram apenas uma vez, os quais obtiveram 50% de aprovação após o Exame Especial. Conclusão: Os atendimentos na monitoria demonstram a importância dessa atividade enquanto facilitadora do aprendizado e da consolidação dos conteúdos. A análise dos materiais elaborados mostra o potencial dos monitores em contribuir para as atividades didáticas do departamento.
Palavras-Chave:
Monitoria, Biofísica, Fisiologia, Aulas práticas, ICB, Material Didático