Tipo: Nome: Curso:
Professor SCHEILLA VITORINO C DE SOUZA FERREIRA Faculdade de Farmácia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220019 PEG 3134096919
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
SCHEILLA VITORINO C DE SOUZA FERREIRA Faculdade de Farmácia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220019 scheilla@bromatologiaufmg.com.br 3134096919
Co-Autores
GUSTAVO SIMOES SANTOS LEAL FARMACIA Aluno PEG
ELIANA CRISTINA DE BRITO TOSCANO FARMACIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATA ADRIANA LABANCA DE ALMEIDA SANTOS Faculdade de Farmácia Professor SEM BOLSA
RAQUEL LINHARES BELLO DE ARAUJO Faculdade de Farmácia Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-28 ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA BROMATOLOGIA NA FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO GENERALISTA: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A Disciplina Bromatologia, que aborda estudos sobre alimentos e nutrientes, é nova no contexto curricular do Curso de Farmácia, com formação de profissionais generalistas, com conhecimentos e qualificações nas diferentes áreas de atuação do farmacêutico. Assim, o objetivo deste Projeto foi produzir material didático e um website para a Disciplina, atualizado frente às tendências mundiais da área de alimentos e adequado às atividades de atenção à saúde que os farmacêuticos generalistas terão que desempenhar. Bolsistas dos Cursos de Farmácia e Ciência da Informação e professores trabalharam de forma integrada na produção do material, conferindo um caráter multiprofissional/interdisciplinar ao projeto. Em 2010, o planejamento, a criação e a estruturação dos temas para as apostilas, slides e website foram concluídos e a elaboração dos conteúdos foi iniciada. Em 2011, o website www.bromatologiaufmg.com.br foi colocado no ar, servindo como repositório de conhecimento, canal de comunicação com público interno e externo e ferramenta didática. As apostilas, em etapa de finalização, foram divididas em quatro módulos. Nos módulos Roteiros de aulas práticas e Métodos de análises de alimentos foram abordados os principais métodos para determinação de umidade, minerais, lipídeos, carboidratos, fibras, proteínas e vitaminas nos alimentos. No módulo de Ação e função dos micro e macronutrientes foram discutidas a digestão, absorção e metabolização de nutrientes, além de interações alimento-medicamento. No módulo de Alimentos funcionais e para fins especiais foi contemplada a funcionalidade de compostos como ácidos graxos, carotenóides, fibras alimentares e alimentos probióticos. Este Projeto contribuiu, assim, para o início de um processo de contínua adequação do material didático da Disciplina às demandas do Curso de Farmácia, aos horizontes de atuação dos profissionais farmacêuticos e às novas tecnologias informacionais como ferramentas auxiliares do processo ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave:
farmacêutico generalista, bromatologia, material didático, tecnologias informacionais.
Instituições:
PROGRAD/UFMG.