|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
FABIANA PAIVA MARTINS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
223425 |
PEG |
|
84575543 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
FABIANA PAIVA MARTINS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
223425 |
fabpaivamartins@gmail.com |
84575543 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JESIANA FERREIRA PEDROSA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PATRICIA APARECIDA DE MORAIS GAMA |
C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATA LUIZA BATISTA |
C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-57 Tutoria: desenvolvimento e implementação de orientação psicopedagógica para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: O projeto Tutoria foi criado pelo Colegiado de Curso da Medicina no ano 2000, com o objetivo de oferecer suporte psicológico e acadêmico aos alunos e, por sugestão de três alunos da Medicina que participaram da elaboração do projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Radiologia, a disciplina foi incluída no segundo período do curso. A Tutoria no curso de Tecnologia em Radiologia trabalha com outras necessidades, entre elas as dificuldades enfrentadas por alunos que estudam no período noturno e que escolheram uma profissão nova no mercado de trabalho, o que gera muita insegurança. Objetivo: Avaliar os resultados da Disciplina Tutoria como espaço de escuta e orientação do aluno do curso superior de Tecnologia em Radiologia. Metodologia: Foram avaliados 32 relatórios sobre a disciplina, feitos pelos alunos do 2º. período do curso no 1º. semestre de 2011. Resultados: Os alunos avaliaram a disciplina de forma muito positiva, sendo que apenas dois relatórios (6,25%) ressaltaram aspectos negativos como tempo ocioso e falta de objetividade pois o curso ainda está no início. Entre os pontos positivos, os mais citados foram orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o curso (56,25%) e aproximação entre alunos e professores (50%). Três alunos (9,4%) afirmaram que a disciplina foi essencial para que permanecessem no curso. Conclusão: A análise dos relatórios mostrou de forma objetiva a importância da disciplina para o curso. |
Palavras-Chave: |
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia; Tutoria |
Instituições: |
|
|
|