Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor FABIANA PAIVA MARTINS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
223425 PEG 84575543
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
FABIANA PAIVA MARTINS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
223425 fabpaivamartins@gmail.com 84575543
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JESIANA FERREIRA PEDROSA Faculdade de Medicina Professor PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PATRICIA APARECIDA DE MORAIS GAMA C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATA LUIZA BATISTA C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-57 Tutoria: desenvolvimento e implementação de orientação psicopedagógica para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O projeto Tutoria foi criado pelo Colegiado de Curso da Medicina no ano 2000, com o objetivo de oferecer suporte psicológico e acadêmico aos alunos e, por sugestão de três alunos da Medicina que participaram da elaboração do projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Radiologia, a disciplina foi incluída no segundo período do curso. A Tutoria no curso de Tecnologia em Radiologia trabalha com outras necessidades, entre elas as dificuldades enfrentadas por alunos que estudam no período noturno e que escolheram uma profissão nova no mercado de trabalho, o que gera muita insegurança. Objetivo: Avaliar os resultados da Disciplina Tutoria como espaço de escuta e orientação do aluno do curso superior de Tecnologia em Radiologia. Metodologia: Foram avaliados 32 relatórios sobre a disciplina, feitos pelos alunos do 2º. período do curso no 1º. semestre de 2011. Resultados: Os alunos avaliaram a disciplina de forma muito positiva, sendo que apenas dois relatórios (6,25%) ressaltaram aspectos negativos como tempo ocioso e falta de objetividade pois o curso ainda está no início. Entre os pontos positivos, os mais citados foram orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o curso (56,25%) e aproximação entre alunos e professores (50%). Três alunos (9,4%) afirmaram que a disciplina foi essencial para que permanecessem no curso. Conclusão: A análise dos relatórios mostrou de forma objetiva a importância da disciplina para o curso.
Palavras-Chave:
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia; Tutoria
Instituições: