Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCIA BASTOS REZENDE
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
016136 PET 34094785
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCIA BASTOS REZENDE
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
016136 marmav@ufmg.br 34094785
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
AMARANTA BOAVENTURA MARCILIO TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLA RIBEIRO LAGE TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ISABELLA FREITAS DA SILVEIRA TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA BIRRO GODINHO TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA CRISTINA MOURA DE CARVALHO TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA KELI DE SOUSA TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCELA GUIMARAES DE FARIA TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATHALIA GONTIJO CANCADO ARAUJO TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAOLA DE MATTOS RIBEIRO DE OLIVEIRA TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SAMARA DE ARAUJO COSTA TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TAINA ALVES FAGUNDES TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THAIS ALMEIDA ARANTES VILLELA TERAPIA OCUPACIONAL Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Diego Eugênio Roquette Godoy de Almeida Terapia Ocupacional Externo SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
WALTER LUIS TEIXEIRA ALVES TERAPIA OCUPACIONAL Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PET-03 TERAPIA OCUPACIONAL: AVALIAÇÃO DE AÇÕES QUE INTEGRAM ENSINO - PESQUISA - EXTENSÃO
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O Programa de Educação Tutorial ? Terapia Ocupacional (PET-TO), único no país, desenvolve ações que integram ensino, pesquisa e extensão, interagindo docentes, discentes, profissionais e comunidade. Estas atividades possibilitam o investimento em uma formação diferenciada, compondo um currículo paralelo ao pré-estabelecido pela Universidade. Além disso, a busca de novas experiências valoriza o currículo do estudante, aumentando a chance de aprovação em processos de seleção. Dentre as ações destacam-se os seminários, por ser uma extensão que representa o resultado da análise da matriz curricular e de uma pesquisa. Esta ação reflete o compromisso de profissionais em formação com a realidade social, além de possibilitar a troca de saberes entre os participantes. Objetivo: Analisar a avaliação dos participantes acerca dos seminários. Método: O PET-TO realiza um seminário semestral e ao final deste é entregue aos participantes um questionário estruturado para a avaliação do mesmo. Para este estudo foram analisados 6 itens do questionário estruturado avaliando a organização e a avaliação global do evento referente aos quatro últimos seminários. Os dados foram analisados com base no percentual de frequência. Resultados e Discussão: A análise dos resultados mostrou que 72% dos participantes avaliaram como ótimos os seguintes itens: programação do evento, relevância dos temas, abrangência dos temas, metodologia utilizada para a apresentação e atendimento da expectativa inicial. 51% dos participantes conceituaram como bom o item ?divulgação do evento?. Em média, 89,7% dos participantes responderam que indicariam o seminário para outras pessoas. Os bons resultados refletem os efeitos da pesquisa sobre temas de interesse do corpo discente. Conclusão: Os eventos foram bem avaliados, atenderam os objetivos e as expectativas do público. Portanto, PET-TO tem alcançado resultados positivos, no entanto, são necessárias reavaliações para potencializar a troca de saberes.
Palavras-Chave:
Graduação; Currículo; Seminários; Discentes.
Instituições:
MEC/SESu - CAPES
EEFFTO/DTO/UFMG