Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor LUCIANA COSTA SILVA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
223131 PEG 3199525059
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCIANA COSTA SILVA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
223131 costaluciana@ufmg.br 3199525059
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NELSON DE ALMEIDA ASSAD C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIELA MOREIRA AVELAR C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-59 PADRONIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRABALHO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS NO LABORATÓRIO DE IMAGEM DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA  
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O Laboratório de Imagens da Faculdade de Medicina da UFMG (LIFMUFMG) encontra-se em funcionamento desde 06/2011. Trata-se de uma inovadora ferramenta de aprendizagem para os alunos do Curso de Tecnologia em Radiologia, que contempla a implantação de um sistema de digitalização, aquisição, visualização e processamento de imagens. O projeto do LIFMUFMG tem como meta inicial ensino de técnicas de processamento de imagens médicas, através das várias ferramentas disponíveis, incluindo avaliações básicas e avançados, como processamento de angiotomografias de coronárias e métodos de fusão em PET/CT.
Os objetivos sao estabelecer metas de funcionamento e metodologias de ensino para o Laboratório de Imagens da Faculdade de Medicina da UFMG. Dentre os objetivos específicos citamos: a) aprender a utilizar as ferramentas das estações de trabalho e disseminar o conhecimento; b) implementar e organizar a estrutura de utilização do sistema de computadores pelos alunos do Curso, fora das atividades normais; c) definir as regras de utilização das máquinas pelos alunos da graduação.
Dentre as metodologias e atividades operacionais do projeto citam-se:
1.Treinamento específico nas estações de trabalho fornecido pela empresa vencedora da licitação; 2.Disseminação do conhecimento do sistema operacional e das ferramentas básicas e avançadas de processamento de imagens para as comunidades discente e docente; 3. Desenvolver as estratégias de arquivamento de imagens.
Resultados: Atualmente o projeto encontra-se em fase intermediária, quando o Coordenador e alunos já realizaram treinamento para utilização das ferramentas de trabalho dos computadores do LIFMUFMG e estão desenvolvendo banco de dados e um ?Manual de Utilização das Estações de Trabalho? para ser distribuído à comunidade interessada no processamento de imagens.
Conclusão: O projeto do Laboratório de Imagens é de extrema importância para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, propiciando grande impacto no ensino.
Palavras-Chave:
Laboratório de Imagens, Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, Processamento de Imagens.
Instituições: