Tipo: Nome: Curso:
Professor TULIO LIMA VIANNA Faculdade de Direito
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
217085 PMG 91919450
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
TULIO LIMA VIANNA Faculdade de Direito
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
217085 prof@tuliovianna.org 91919450
Co-Autores
ALEXIA ALVIM MACHADO FARIA DIREITO/DIURNO Aluno PMG
ANDRE FREDERICO DE SENA HORTA DIREITO/DIURNO Aluno PMG
NATALIA NOGUEIRA SOARES MARRA DIREITO/DIURNO Aluno PMG
FELIPE MACHADO PRATES DIREITO/NOTURNO Aluno SEM BOLSA
GISELLA LOPES GOMES PINTO FERREIRA DIREITO/NOTURNO Aluno SEM BOLSA
TATIANA MARIA BADARO BAPTISTA DIREITO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
JULIO MOREIRA GOMES DIREITO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
JULIA BACCARINI DE CASTRO SILVA DIREITO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
MARIANA CHAVES FERNANDES COSTA DIREITO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
PABLO FABRICIO DE SOUZA PIMENTA DIREITO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-051 Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Direito e Processo Penal
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O Programa de Monitoria de Graduação (PMG) almeja a consecução de dois objetivos: contribuir para a a melhor compreensão do aluno assistido e iniciar a formação da atividade docente do monitor. A fim de atingir tais intentos, o Departamento de Direito e Processo Penal (DIN) possui 12 monitores, sendo dois para cada uma das matérias existentes.

Para otimizar o aprendizado do aluno, os monitores do DIN buscam diversificar o exercício de suas funções, de forma a complementar a atividade docente nuclear que tem lugar na pessoa do professor. Por meio da elaboração e correção de exercícios, resolução de dúvidas por e-mail e em sala, indicação de bibliografia alternativa e ministração de aulas expositivas subsidiárias, maior variedade de perfis cognitivos é contemplada, o que facilita o processo de aprendizagem.

Atividades complementares são realizadas com vistas a fomentar a curiosidade do discente. O grupo de monitores, junto a seu coordenador principal, alimenta um blog de Direito e Processo Penal com publicações relacionadas às matérias do DIN. Além de acessarem notícias e artigos sobre o que estão aprendendo em sala, os alunos tem a oportunidade de comentar e discutir as questões colocadas. Com o intuito de trazer casos concretos referentes à aplicação da matéria abordada, os monitores pesquisam e enviam jurisprudência de Tribunais de Justiça, STJ e STF.

Quanto à iniciação ao professorado, há o grupo de estudos dos monitores - cujo objeto neste ano foi a leitura de ?A Cultura do Controle? de David Garland - que têm a finalidade de inserir os integrantes na atividade de pesquisa, fundamental à docência. Outrossim, o monitor assiste às aulas de seu orientador, o que além de aproximá-lo dos alunos, aperfeiçoa a qualidade de seu ensino.

Não obstante a aparente dualidade de objetivos supracitados, entendemos que as metas do PMG se convergem em uma só, pois somente à medida que o monitor se esforça para ajudar o aluno, trilha-se o genuíno caminho em direção à docência.
Palavras-Chave:
monitoria de graduação; direito; penal; processual penal
Instituições:
PROGRAD-UFMG