|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CLAUDIA REGINA LINDGREN ALVES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
152544 |
PET |
|
3134099642 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CLAUDIA REGINA LINDGREN ALVES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
152544 |
lindgrenalves@gmail.com |
3134099642 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HERICA MOREIRA BRITO |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIANA MOREIRA MORAES |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALAMANDA KFOURY PEREIRA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MONICA MARIA DE ALMEIDA VASCONCELOS |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
STELA MARIS AGUIAR LEMOS |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DAVIDSON PIRES DE LIMA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARTA ARAUJO AMARAL |
Escola de Enfermagem |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALINE CRISTINE SOUZA LOPES |
Escola de Enfermagem |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUANA CAROLINE DOS SANTOS |
Escola de Enfermagem |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADRIANO MARCAL PIMENTA |
Escola de Enfermagem |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA MARIA CHAGAS SETTE CAMARA |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JANINE GOMES CASSIANO |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HANS JOACHIM KARL MENZEL |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREA CLEMENTE PALMIER |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCOS XAVIER DA SILVA |
Escola de Veterinária |
Professor |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLAUDIA LINS CARDOSO |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Professor |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-07 Saúde da Família: uma experiência de integração ensino-pesquisa-extensão na Atenção Primária em Belo Horizonte, 2011 |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (Pet-Saúde da Família) é um programa de incentivo ao aprendizado tutorial voltado para profissionais da atenção básica e estudantes de graduação em saúde, instituído pelos Ministérios da Educação e da Saúde em 2008, visando fortalecer a atenção primária a saúde (APS). A UFMG e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS) participam do programa desde sua criação. Este trabalho tem por objetivo discutir o papel do Pet-Saúde da Família/UFMG-SMS como uma estratégia de integração ensino-pesquisa-extensão na formação de profissionais e estudantes de graduação da área da saúde em Belo Horizonte (MG). Estão em funcionamento 14 grupos tutoriais (GT), com 16 tutores, 84 preceptores, 168 estudantes bolsistas. Participam professores e estudantes de 11 cursos de graduação da UFMG, além dos profissionais da rede de saúde do município, o que tem propiciado uma rica experiência interdisciplinar e multiprofissional. Com base nas demandas da SMS foram eleitos os temas dos 6 projetos de pesquisa: Saúde da criança, do adolescente, da mulher e do idoso; Promoção de modos saúdaveis de vida e Interface saúde e ambiente. Estes projetos têm servido de ancoragem para o desenvolvimento dos temas específicos, que são trabalhados utilizando metodologias ativas de aprendizagem. A vivência dos GT vem se refletindo no próprio processo de trabalho das UBS, que aos poucos vão reformulando suas práticas assistenciais. Sendo assim, o PET-Saúde/UFMG-SMS tem representado uma excelente oportunidade de formação em serviço. Os participantes estão sendo desafiados a desenvolver novas práticas em saúde, pautadas por conceitos como a integralidade, a interdisciplinaridade e a promoção da saúde. Além da formação profissional, o programa tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento científico voltado para a atenção básica e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento do senso de responsabilidade social nos estudantes da área da saúde. |
Palavras-Chave: |
educação profissional, saúde, atenção primária a saúde, integração, multiprofissionalidade |
Instituições: |
Ministérios da Educação e da Saúde |
|