Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZ OTAVIO CARVALHO GONCALVES DE SOUZA Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
154245 PEG
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZ OTAVIO CARVALHO GONCALVES DE SOUZA Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
154245 stanlucar@uol.com.br 85266709()34095277
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DECIO CRISTIANO MIRANDA DE SOUZA NOGUEIRA TEATRO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SAMUEL MACEDO DA SILVA TEATRO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-15 Estúdio "Fisções": Treinamento e Formação de Profissionais de Teatro em Atuação Cênica.
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O Projeto iniciou suas atividades em Abril de 2011 com os seguintes objetivos:
a) sistematizar elementos que sirvam para a produção de material didático de apoio às disciplinas do conjunto de Atuação Cênica do Curso;
b) desenvolver atividades, através de exercícios, para a implantação de novas metodologias pedagógicas,
c) fornecer subsídios relevantes para a atualização dos projetos curriculares do Curso de Graduação em Teatro da UFMG em concordância com as diversas frentes pedagógicas: o núcleo obrigatório, o optativo, a formação complementar e a livre.
O Projeto conta com 2 bolsistas e 8 alunos-atores e um ator da cidade. Esta participação deste último contribui com a perspectiva social do projeto de beneficiar a cidade além dos muros. Todos participam de levantamento de conteúdos bibliográficos e das atividades práticas em três encontros de 4 horas por semana. Nos encontros práticos são realizados exercícios de desenvolvimento de habilidades de atuação cênica, treinamento atoral e ensaios de cenas com a aplicação desses princípios exercitados e treinados.
Os resultados de trabalho de ator obtidos incluem os seguintes fatores: desenvolvimento de disciplina, utilização de atenção ativa, domínio prático quanto à reação e ao alvo, consciência operacional da espacialização em relação ao corpo do ator, variações rítmicas na construção de cenas, controle das forças corporais e vocais em prol de uma precisão sem tensão ou gasto de energia desnecessário e uso de verbos transitivos ao se criar as ações a serem trabalhadas na construção cênica.
Outros trabalhos estão sendo desenvolvidos, por integrantes do Estúdio, tais como: Monografia de Licenciatura (TCC da Licenciatura em Teatro) e Montagem de Espetáculo (TCC de Bacharelado em Interpretação Teatral). Há alunos-atores produzindo também artigos sobre pesquisa em teatro, orientados pelo coordenador desse Projeto. Esses artigos também trazem substanciais contribuições metodológicas e de exercícios para o material didático.
Palavras-Chave:
Atuação, Treinamento Atoral, Prática Cênica, Ação Física, Tempo-Ritmo, Ação Falada, Metodologia.
Instituições:
Prograd/UFMG