|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
LUIZ OTAVIO CARVALHO GONCALVES DE SOUZA |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
154245 |
PEG |
|
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
LUIZ OTAVIO CARVALHO GONCALVES DE SOUZA |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
154245 |
stanlucar@uol.com.br |
85266709()34095277 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DECIO CRISTIANO MIRANDA DE SOUZA NOGUEIRA |
TEATRO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SAMUEL MACEDO DA SILVA |
TEATRO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-15 Estúdio "Fisções": Treinamento e Formação de Profissionais de Teatro em Atuação Cênica. |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
O Projeto iniciou suas atividades em Abril de 2011 com os seguintes objetivos: a) sistematizar elementos que sirvam para a produção de material didático de apoio às disciplinas do conjunto de Atuação Cênica do Curso; b) desenvolver atividades, através de exercícios, para a implantação de novas metodologias pedagógicas, c) fornecer subsídios relevantes para a atualização dos projetos curriculares do Curso de Graduação em Teatro da UFMG em concordância com as diversas frentes pedagógicas: o núcleo obrigatório, o optativo, a formação complementar e a livre. O Projeto conta com 2 bolsistas e 8 alunos-atores e um ator da cidade. Esta participação deste último contribui com a perspectiva social do projeto de beneficiar a cidade além dos muros. Todos participam de levantamento de conteúdos bibliográficos e das atividades práticas em três encontros de 4 horas por semana. Nos encontros práticos são realizados exercícios de desenvolvimento de habilidades de atuação cênica, treinamento atoral e ensaios de cenas com a aplicação desses princípios exercitados e treinados. Os resultados de trabalho de ator obtidos incluem os seguintes fatores: desenvolvimento de disciplina, utilização de atenção ativa, domínio prático quanto à reação e ao alvo, consciência operacional da espacialização em relação ao corpo do ator, variações rítmicas na construção de cenas, controle das forças corporais e vocais em prol de uma precisão sem tensão ou gasto de energia desnecessário e uso de verbos transitivos ao se criar as ações a serem trabalhadas na construção cênica. Outros trabalhos estão sendo desenvolvidos, por integrantes do Estúdio, tais como: Monografia de Licenciatura (TCC da Licenciatura em Teatro) e Montagem de Espetáculo (TCC de Bacharelado em Interpretação Teatral). Há alunos-atores produzindo também artigos sobre pesquisa em teatro, orientados pelo coordenador desse Projeto. Esses artigos também trazem substanciais contribuições metodológicas e de exercícios para o material didático. |
Palavras-Chave: |
Atuação, Treinamento Atoral, Prática Cênica, Ação Física, Tempo-Ritmo, Ação Falada, Metodologia. |
Instituições: |
Prograd/UFMG |
|
|