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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ULISSES CAMPANHA PARENTE |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
22314X |
PEG |
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3134099774 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ULISSES CAMPANHA PARENTE |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
22314X |
ucparente@gmail.com |
3134099774 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ESTHER LORRAYNE MACHADO PEREIRA |
C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-58 ?O uso de mapas conceituais no ensino de Ética para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia? |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: O PEG-2011-58 tem como objetivo auxiliar a implantação, acompanhamento e avaliação do uso de mapas conceituais no ensino de Ética para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia (CSTR). Objetivos: facilitar a assimilação e a integração dos conteúdos da disciplina ?Ética no Diagnóstico por Imagem? por meio da elaboração de mapas conceituais relacionando os temas discutidos com situações cotidianas. Metodologia: Os alunos elaboram mapas conceituais, manuscritos ou por meio de software de livre utilização; a avaliação dos mapas (15 pontos/100 pontos do semestre) baseia-se na abordagem crítica dos conteúdos debatidos durante as aulas. As atividades supervisionadas do bolsista consistem em: 1) orientação dos alunos na produção de mapas conceituais; 2) análise evolutiva dos mapas produzidos durante o semestre; 3) estudo de artigos e material disponível em meio físico e eletrônico; 4) tradução e elaboração de material sobre mapas conceituais com o objetivo de produzir, ao final, uma apostila a ser distribuída para os alunos. Resultados e discussão: Mapas conceituais são ferramentas úteis para a construção de arcabouços teóricos; são formados por conceitos e pelas relações entre eles (proposições), estimulando o processo de síntese, organização e análise crítica. No contexto do projeto, a utilização dos mapas conceituais: a) oferece aos alunos uma visão integrada da disciplina; b) facilita a reflexão sobre os conteúdos ministrados; c) possibilita acompanhar a assimilação do conhecimento pelos alunos; d) torna o aprendizado mais interativo e pró-ativo, além de favorecer o interesse pela Ética; e) permite ao bolsista participar de atividades ligadas à produção e transmissão do conhecimento, bem como à análise de dados. Conclusões: O PEG-2011-58 é bem aceito pelos alunos do CSTR e tem relevância. O uso de mapas conceituais tem-se provado útil na avaliação do conhecimento assimilado durante o semestre. |
Palavras-Chave: |
Ética, mapas conceituais, novas metodologias de ensino-aprendizagem. |
Instituições: |
PROGRAD/UFMG |
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