Tipo: Nome: Curso:
Professor ULISSES CAMPANHA PARENTE Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
22314X PEG 3134099774
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ULISSES CAMPANHA PARENTE Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
22314X ucparente@gmail.com 3134099774
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ESTHER LORRAYNE MACHADO PEREIRA C.SUP.TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-58 ?O uso de mapas conceituais no ensino de Ética para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia?
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O PEG-2011-58 tem como objetivo auxiliar a implantação, acompanhamento e avaliação do uso de mapas conceituais no ensino de Ética para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia (CSTR). Objetivos: facilitar a assimilação e a integração dos conteúdos da disciplina ?Ética no Diagnóstico por Imagem? por meio da elaboração de mapas conceituais relacionando os temas discutidos com situações cotidianas. Metodologia: Os alunos elaboram mapas conceituais, manuscritos ou por meio de software de livre utilização; a avaliação dos mapas (15 pontos/100 pontos do semestre) baseia-se na abordagem crítica dos conteúdos debatidos durante as aulas. As atividades supervisionadas do bolsista consistem em: 1) orientação dos alunos na produção de mapas conceituais; 2) análise evolutiva dos mapas produzidos durante o semestre; 3) estudo de artigos e material disponível em meio físico e eletrônico; 4) tradução e elaboração de material sobre mapas conceituais com o objetivo de produzir, ao final, uma apostila a ser distribuída para os alunos. Resultados e discussão: Mapas conceituais são ferramentas úteis para a construção de arcabouços teóricos; são formados por conceitos e pelas relações entre eles (proposições), estimulando o processo de síntese, organização e análise crítica. No contexto do projeto, a utilização dos mapas conceituais: a) oferece aos alunos uma visão integrada da disciplina; b) facilita a reflexão sobre os conteúdos ministrados; c) possibilita acompanhar a assimilação do conhecimento pelos alunos; d) torna o aprendizado mais interativo e pró-ativo, além de favorecer o interesse pela Ética; e) permite ao bolsista participar de atividades ligadas à produção e transmissão do conhecimento, bem como à análise de dados. Conclusões: O PEG-2011-58 é bem aceito pelos alunos do CSTR e tem relevância. O uso de mapas conceituais tem-se provado útil na avaliação do conhecimento assimilado durante o semestre.
Palavras-Chave:
Ética, mapas conceituais, novas metodologias de ensino-aprendizagem.
Instituições:
PROGRAD/UFMG