Tipo: Nome: Curso:
Professor ALINE CRISTINE SOUZA LOPES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
189596 PET 34099179
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALINE CRISTINE SOUZA LOPES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
189596 aline@enf.ufmg.br 99935923
Co-Autores
LETICIA FREITAS ZANON DA SILVA CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
ISABELA VIANA OLIVEIRA FARMACIA Aluno PET
LUIZA EUNICE SA DA SILVA CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
Anna Carolina Martins Pinto Não se aplica Externo PET
MARIANA TAMARA TEIXEIRA DE TOLEDO ENFERMAGEM/M Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-03 Auto-avaliação das atividades executadas pelo Grupo Tutorial Mariano de Abreu - Uma estratégia para aprimoramento pedagógico do grupo
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O Grupo Tutorial Mariano de Abreu (GT MA) do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG (PET-Saúde UFMG), visando alcançar os objetivos do programa e aprimorar suas ações, propôs aos participantes uma auto-avaliação de suas atividades. Metodologia: Trata-se de estudo transversal em dois paineis, ocorridos em 08/10 e 03/10, utilizando questionário semi-estruturado. No primeiro momento avaliaram-se 5 preceptores, 10 monitores bolsistas e 2 voluntários, e no segundo houve redução no número de monitores para 9 e nenhum voluntário. Foram investigados, mediante escala likert variando de 1 a 5, o conteúdo, relevância, metodologia, objetivos propostos e atingidos, e tempo destinado às atividades; avaliou-se as reuniões gerais, atividades em campo, preceptoria, tutoria, comunicação do grupo e metodologia de portfólio; além da auto-avaliação dos participantes quanto ao envolvimento com o programa. Para verificar se houve mudanças no período comparou-se o primeiro e segundo momentos pelo teste MannWhitney (p<0,05). Resultados: Os itens abordados na avaliação geral apresentaram aumento da pontuação de 2010 para 2011, sendo que o item ?objetivos atingidos? apresentou as menores médias (4,2±0,8 para 4,2±0,7). Quanto à avaliação das atividades em campo, a organização apresentou melhoria significativa (3,8±1,1 para 4,7±1,1;p=0,05), no entanto, a infraestrutura manteve-se baixa (3,5±1,0 para 3,4±0,8).  A periodicidade das reuniões gerais (4,7±0,5 para 4,8±0,4;p=0,084) e tutoria (4,6±0,5 para 4,9±0,3;p=0,066) também foram melhor avaliadas, mas sem diferença estatística. Conclusão: A partir dos resultados da primeira avaliação foi possível ao grupo uma melhor organização de suas atividades, o que proporcionou uma melhor avaliação no segundo momento. No entanto, a infraestrutura da unidade manteve-se como limitação para a execução das atividades. Destaca-se assim a importância da estratégia de avaliação para o crescimento da equipe e alcance dos objetivos traçados.
Palavras-Chave:
Programas de Auto-Avaliação, Avaliação de Programas, Projetos de Saúde, Tutoria