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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ALINE CRISTINE SOUZA LOPES |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
189596 |
PET |
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34099179 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ALINE CRISTINE SOUZA LOPES |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
189596 |
aline@enf.ufmg.br |
99935923 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LETICIA FREITAS ZANON DA SILVA |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABELA VIANA OLIVEIRA |
FARMACIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZA EUNICE SA DA SILVA |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Anna Carolina Martins Pinto |
Não se aplica |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIANA TAMARA TEIXEIRA DE TOLEDO |
ENFERMAGEM/M |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-03 Auto-avaliação das atividades executadas pelo Grupo Tutorial Mariano de Abreu - Uma estratégia para aprimoramento pedagógico do grupo |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: O Grupo Tutorial Mariano de Abreu (GT MA) do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG (PET-Saúde UFMG), visando alcançar os objetivos do programa e aprimorar suas ações, propôs aos participantes uma auto-avaliação de suas atividades. Metodologia: Trata-se de estudo transversal em dois paineis, ocorridos em 08/10 e 03/10, utilizando questionário semi-estruturado. No primeiro momento avaliaram-se 5 preceptores, 10 monitores bolsistas e 2 voluntários, e no segundo houve redução no número de monitores para 9 e nenhum voluntário. Foram investigados, mediante escala likert variando de 1 a 5, o conteúdo, relevância, metodologia, objetivos propostos e atingidos, e tempo destinado às atividades; avaliou-se as reuniões gerais, atividades em campo, preceptoria, tutoria, comunicação do grupo e metodologia de portfólio; além da auto-avaliação dos participantes quanto ao envolvimento com o programa. Para verificar se houve mudanças no período comparou-se o primeiro e segundo momentos pelo teste MannWhitney (p<0,05). Resultados: Os itens abordados na avaliação geral apresentaram aumento da pontuação de 2010 para 2011, sendo que o item ?objetivos atingidos? apresentou as menores médias (4,2±0,8 para 4,2±0,7). Quanto à avaliação das atividades em campo, a organização apresentou melhoria significativa (3,8±1,1 para 4,7±1,1;p=0,05), no entanto, a infraestrutura manteve-se baixa (3,5±1,0 para 3,4±0,8). A periodicidade das reuniões gerais (4,7±0,5 para 4,8±0,4;p=0,084) e tutoria (4,6±0,5 para 4,9±0,3;p=0,066) também foram melhor avaliadas, mas sem diferença estatística. Conclusão: A partir dos resultados da primeira avaliação foi possível ao grupo uma melhor organização de suas atividades, o que proporcionou uma melhor avaliação no segundo momento. No entanto, a infraestrutura da unidade manteve-se como limitação para a execução das atividades. Destaca-se assim a importância da estratégia de avaliação para o crescimento da equipe e alcance dos objetivos traçados. |
Palavras-Chave: |
Programas de Auto-Avaliação, Avaliação de Programas, Projetos de Saúde, Tutoria |
Instituições: |
Ministério da Saúde |
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