Tipo: Nome: Curso:
Professor MARIA AUXILIADORA MUANIS PERSECHINI Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164259 PEG dorap@ufmg.br 34094858
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA AUXILIADORA MUANIS PERSECHINI Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164259 dorap@ufmg.br 34094858
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCO TULIO FERREIRA DO CARMO ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-28 Aplicações da Plataforma de Controle utilizando Controlador Lógico Programável
Área:
Engenharias
Resumo:
A disciplina de Laboratório de Controle e Automação II possui um caráter integrador, abordando vários assuntos estudados no curso de Eng. de Controle e Automação, como utilização de redes industriais, projeto de controladores e informática industrial.  O objetivo deste projeto é explorar e documentar os recursos de uma plataforma de controle utilizando um Controlador Lógico Programável (CLP) conectado a um computador. A utilização dessa plataforma possibilita explorar vários tópicos abordados na disciplina, permitindo diversificar soluções para um mesmo projeto como, por exemplo, a possibilidade de integração, via rede Ethernet Industrial, dessa com outras plataformas semelhantes; utilização das linguagens da norma IEC 61131-3 e dos blocos PID da biblioteca do CLP; utilização de sistemas de supervisão, além de projetar e implementar o suporte de hardware necessário para testar aplicações de controle de processos. Para isso, foram estudados os manuais do CLP para dar suporte à implementação da rede Ethernet Industrial buscando-se identificar a compatibilidade da mesma com o hardware (PC e CLP) e com os protocolos de comunicação reconhecidos por esse. Após implantar e validar a rede, o CLP foi configurado, conectado a uma planta piloto e programado. Utilizando-se uma estrutura de comunicação cliente-servidor OPC foi desenvolvido uma da tela sinótica o que permite a aquisição de dados e a supervisão da planta através de uma interface amigável. Por fim, realizou-se testes aplicando-se sinais em degrau sobre a planta em diversas faixas de operação, a fim de modelar a dinâmica do sistema, analisar a característica de não linearidade da mesma e projetar e implementar controladores PID com os blocos disponibilizados pelo CLP, que foram testados com sucesso.  Espera-se com esse trabalho contribuir para a formação dos alunos e motivá-los na aprendizagem de conceitos fundamentais de controle e automação por meio da realização de atividades práticas.
Palavras-Chave:
Controlador Lógico Programável, Laboratório de Controle e Automação, Rede Ethernet Industrial
Instituições: