Tipo: Nome: Curso:
Professor WILLIAM JAMES NOGUEIRA LIMA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
22507X PEG 3888291060
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
WILLIAM JAMES NOGUEIRA LIMA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
22507X william@ica.ufmg.br 3821017797
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA LUISA AMARAL PEREIRA CIENCIAS DE ALIMENTOS/NOTURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLA ADRIANA FERREIRA DURAES CIENCIAS DE ALIMENTOS/NOTURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O curso de Engenharia de Alimentos contempla um núcleo de disciplinas de formação específica, dentre as quais se encontram as disciplinas de Operações Unitárias I, II e III, que são responsáveis por contribuir com o aprendizado teórico e prático de atividades básicas. No processamento de alimentos, uma operação unitária é uma etapa básica de um processo e as técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de transferências de massa, calor ou quantidade de movimento. As operações unitárias no processamento alimentício formam os princípios básicos de todos os tipos de indústrias de alimentos e são fundamentais para o design das plantas, fábricas e equipamentos utilizados nesses processos. A proposta dessas disciplinas prevê que, em aproximadamente 30% da carga horária, sejam realizados experimentos práticos para que o aluno do curso de Eng. de Alimentos possa visualizar os fenômenos e entender a teoria em sua aplicação prática, facilitando o seu aprendizado.  Diante do exposto, e no intuito de captar recursos para desenvolver tais disciplinas, foram submetidos à FAPEMIG pelo Edital Santos Dummont os seguintes projetos: ?Desenvolvimento, projeto e construção de biorreator CSTR de Bancada?, ?Projeto e construção de uma planta didática para ensino estratégicas de controle de nível, vazão e temperatura?, ?Desenvolvimento, projeto e construção de um reator químico/bioquímico de tanque agitado de Bancada? e ?Desenvolvimento, projeto e construção  de um sistema para tratamento térmico de bancada?, através dos professores do curso. Serão desenvolvidos ainda projetos para os seguintes módulos didáticos: Experiência de Reynolds, Determinação de coef. de difusividade, Determinação de viscosidade, Filtração, Extração de óleo e Sedimentação. Dessa forma, pretende-se fornecer aos acadêmicos de Eng. Alimentos suporte ao aprendizado dessas disciplinas, uma vez que poderão vivenciar a teoria estudada, fixando melhor o conhecimento adquirido.
Palavras-Chave:
Operações unitárias; módulos didáticos; fenômenos de transporte; roteiros experimentais
Instituições: