Autor
Tipo: Nome: Curso:
Aluno THIAGO RODRIGUES PACHECO ODONTOLOGIA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2008037279 SEM BOLSA 86836377
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
FERNANDA BARTOLOMEO FREIRE MAIA Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
138967 Fernanda@lifecenter.com.br 87379267
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CELIA REGINA MOREIRA LANZA Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LIA SILVA DE CASTILHO Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CLAUDIA SILAMI DE MAGALHAES Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FLAVIO DE FREITAS MATTOS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALESSANDRA RAID CARNEIRO ODONTOLOGIA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 10 - Avaliação da utilização dos mapas conceituais nas Disciplinas de Clínica Integrada de Atenção Primária I, II, III, IV, V e de Odontopediatria I e II do Curso de Odontologia da UFMG "PMD"  
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Este estudo tem como objetivo avaliar a utilização dos mapas conceituais nas Disciplinas de Clínica Integrada de Atenção Primária I, II, III, IV, V e de Odontopediatria I e II do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. As disciplinas introduziram experimentalmente a utilização dos mapas conceituais como estratégia de ensino durante o 1º semestre letivo de 2011, com diferentes abordagens, considerando a especificidade de seus conteúdos. No final do semestre, questionários para avaliação da utilização dos mapas conceituais foram distribuídos para os estudantes do curso matriculados nas disciplinas mencionadas. Entre os 196 estudantes que responderam o questionário, 69,4% fizeram uma avaliação positiva da atividade. É importante destacar que 73% dos estudantes mostraram-se satisfeitos quando perguntados sobre a utilização dos mapas conceituais no relato de casos clínicos. Além disso, os estudantes salientaram a aplicação dos mapas conceituais na síntese dos temas em estudo, na compreensão e articulação de conteúdos da formação, e na abordagem integral dos pacientes durante o atendimento clínico. Esses resultados apontam para a necessidade de aprimoramento na utilização dos mapas conceituais, devendo a sua utilização permanecer como uma das estratégias de ensino nos próximos semestres letivos.
Palavras-Chave:
mapas conceituais, metodologia inovadora, odontologia, cmaptools, xmind
Instituições: