Tipo: Nome: Curso:
Professor CARLOS EDUARDO MAZZETTO SILVA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220345 PIBID 99856548
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
WAGNER AHMAD AUAREK Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
160571 mazzettobhz@terra.com.br 99856548
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Simone Silva de Azevedo FAE UFMG Externo PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID-03 ?Educação e a questão quilombola: estudo do meio e territórios étnicos?
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Apresentaçao: A temática do negro está em pauta no cenário da educação brasileira. O ensino de história da África e da diversidade cultural são fundamentais para se compreender a formação do Brasil e estão previstos nos PCN?s, constituindo um desafio aos professores  que não possuem uma formação multicultural tampouco materiais didáticos que abranjam a questão sendo um desafio ao PIBID auxiliar em tal fato.
Objetivos:Incorporar a temática do negro ao ensino de geografia através da realização de um estudo do meio em territórios quilombolas, visando uma formação crítica e multicultural dos alunos.
Extrapolar a questão ligada apenas à raça e pensar a produção do espaço e constituição dos territórios, a problemática agrária e urbana envolvidas nessa questão.
Metodologia: O estudo do meio foi escolhido como metodologia de ensino por ser uma ferramenta tradicional da geografia e possibilitar aos alunos uma vivência da realidade estudada, de forma direcionada, contribuindo para a construção de um olhar geográfico. Compreende uma etapa de preparação para o trabalho de campo ( Comunidade Quilombola Mangueiras), o trabalho de campo em si e sistematização do conhecimento adquirido e experiências vividas.
Resultados: Sensibilização e preparação dos alunos pelos licenciandos, Elaboração de um portfólio feito pelos alunos reunindo trabalhos sobre a questão quilombola que já vêm sendo realizados pelos alunos, aulas abordando a questão quilombola, explorando a problemática agrária e do negro no Brasil, Exibição de um curta feito pela professora Simone em visita a comunidade Mato do Tição, Aulas expositivas com utilização de recursos de multimídia, Debates e discussões.
Conclusão: Percorrer o território da comunidade, Palestra dos líderes, Conversa dos alunos com moradores da comunidade
Para finalizar o trabalho os alunos farão um curta sobre a comunidade mostrando seu cotidiano e seus desafios e apresentaçao na semana da conscienca negra da Escola Estadual Pedro II
Palavras-Chave:
ALUNOS, DESAFIOS, RESISTENCIA, QUILOMBOLAS, CONSCIENCIA NEGRA, TERRITORIO, DIDATICA, CURTA METRAGEM.
Instituições:
PIBID