|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CARLOS EDUARDO MAZZETTO SILVA |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
220345 |
PIBID |
|
99856548 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
WAGNER AHMAD AUAREK |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
160571 |
mazzettobhz@terra.com.br |
99856548 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Simone Silva de Azevedo |
FAE UFMG |
Externo |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-03 ?Educação e a questão quilombola: estudo do meio e territórios étnicos? |
Área: |
Ciências Agrárias |
Resumo: |
Apresentaçao: A temática do negro está em pauta no cenário da educação brasileira. O ensino de história da África e da diversidade cultural são fundamentais para se compreender a formação do Brasil e estão previstos nos PCN?s, constituindo um desafio aos professores que não possuem uma formação multicultural tampouco materiais didáticos que abranjam a questão sendo um desafio ao PIBID auxiliar em tal fato. Objetivos:Incorporar a temática do negro ao ensino de geografia através da realização de um estudo do meio em territórios quilombolas, visando uma formação crítica e multicultural dos alunos. Extrapolar a questão ligada apenas à raça e pensar a produção do espaço e constituição dos territórios, a problemática agrária e urbana envolvidas nessa questão. Metodologia: O estudo do meio foi escolhido como metodologia de ensino por ser uma ferramenta tradicional da geografia e possibilitar aos alunos uma vivência da realidade estudada, de forma direcionada, contribuindo para a construção de um olhar geográfico. Compreende uma etapa de preparação para o trabalho de campo ( Comunidade Quilombola Mangueiras), o trabalho de campo em si e sistematização do conhecimento adquirido e experiências vividas. Resultados: Sensibilização e preparação dos alunos pelos licenciandos, Elaboração de um portfólio feito pelos alunos reunindo trabalhos sobre a questão quilombola que já vêm sendo realizados pelos alunos, aulas abordando a questão quilombola, explorando a problemática agrária e do negro no Brasil, Exibição de um curta feito pela professora Simone em visita a comunidade Mato do Tição, Aulas expositivas com utilização de recursos de multimídia, Debates e discussões. Conclusão: Percorrer o território da comunidade, Palestra dos líderes, Conversa dos alunos com moradores da comunidade Para finalizar o trabalho os alunos farão um curta sobre a comunidade mostrando seu cotidiano e seus desafios e apresentaçao na semana da conscienca negra da Escola Estadual Pedro II |
Palavras-Chave: |
ALUNOS, DESAFIOS, RESISTENCIA, QUILOMBOLAS, CONSCIENCIA NEGRA, TERRITORIO, DIDATICA, CURTA METRAGEM. |
Instituições: |
PIBID |
|
|