|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ROBERTO EUSTAQUIO SANTOS GUIMARAES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
075221 |
PMG |
|
3199724854 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ROBERTO EUSTAQUIO SANTOS GUIMARAES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
075221 |
resguimaraes@gmail.com |
3199724854 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HELENA MARIA GONCALVES BECKER |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CELSO GONCALVES BECKER |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAROLINA NAZARETH VALADARES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAROLINA ANTUNES DIAS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCAS RESENDE LUCINDA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADRIELLE CAROLINE PARREIRA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-078 Produção de material didático para as disciplinas ofertadas em Otorrinolaringologia, inserção do aluno na prática clínica e incentivo a docência |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Objetivos: o Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Otorrinolaringologia (FM-UFMG) visa o aprofundamento no conteúdo das disciplinas abrangidas, aquisição de experiência na preparação de material didático para alunos da disciplina Semiologia Médica II/ Otorrinolaringologia e prática de docência em sala de aula, sob a orientação do professor. Os monitores participam de atendimentos junto aos residentes, visando selecionar casos interessantes aos alunos. Metodologia: Sob a orientação dos professores, os monitores têm auxiliado no atendimento dos alunos em sala de aula, orientando como fazer a anamnese e o exame físico nas aulas práticas, proporcionando um aprofundamento no conhecimento da especialidade. A produção de material didático para alunos da disciplina Semiologia Médica II é incentivada a partir de revisão bibliográfica orientada pelos professores e seleção de capítulos de livros escritos pelos médicos do departamento. Resultados: Esse auxílio prestado pelos monitores tem melhorado o desempenho dos alunos nas atividades propostas, dando maior segurança no atendimento ambulatorial e aprimorando a relação dos acadêmicos no primeiro contato com o paciente, permitindo maior desenvoltura na realização das consultas. A atividade também tem aumentado a independência acadêmica dos monitores, na busca de seus interesses em áreas específicas ao acompanhar o trabalho de residentes. A produção de material didático, incluindo a elaboração de apostilas de exercícios a serem aplicados aos alunos, além de auxilia-los no aprendizado do conteúdo, permite aos acadêmicos participantes do programa uma revisão e aprofundamento do conhecimento na área. Conclusão: Os resultados obtidos com o PMG proporcionam uma experiência positiva tanto para os alunos envolvidos no programa, que são incentivados a docência e aprofundam o conhecimento na área, como para os alunos auxiliados nas aulas, que vem apresentando um melhor desempenho na disciplina. |
Palavras-Chave: |
Otorrinolaringologia;docência;material didáticoe; monitoria |
Instituições: |
|
|
|