Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ROBERTO EUSTAQUIO SANTOS GUIMARAES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
075221 PMG 3199724854
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ROBERTO EUSTAQUIO SANTOS GUIMARAES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
075221 resguimaraes@gmail.com 3199724854
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
HELENA MARIA GONCALVES BECKER Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CELSO GONCALVES BECKER Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLINA NAZARETH VALADARES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLINA ANTUNES DIAS MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS RESENDE LUCINDA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADRIELLE CAROLINE PARREIRA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-078 Produção de material didático para as disciplinas ofertadas em Otorrinolaringologia, inserção do aluno na prática clínica e incentivo a docência
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Objetivos: o Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Otorrinolaringologia (FM-UFMG) visa o aprofundamento no conteúdo das disciplinas abrangidas, aquisição de experiência na preparação de material didático para alunos da disciplina Semiologia Médica II/ Otorrinolaringologia e prática de docência em sala de aula, sob a orientação do professor. Os monitores participam de atendimentos junto aos residentes, visando selecionar casos interessantes aos alunos.
Metodologia: Sob a orientação dos professores, os monitores têm auxiliado no atendimento dos alunos em sala de aula, orientando como fazer a anamnese e o exame físico nas aulas práticas, proporcionando um aprofundamento no conhecimento da especialidade. A produção de material didático para alunos da disciplina Semiologia Médica II é incentivada a partir de revisão bibliográfica orientada pelos professores e seleção de capítulos de livros escritos pelos médicos do departamento.
Resultados: Esse auxílio prestado pelos monitores tem melhorado o desempenho dos alunos nas atividades propostas, dando maior segurança no atendimento ambulatorial e aprimorando a relação dos acadêmicos no primeiro contato com o paciente, permitindo maior desenvoltura na realização das consultas. A atividade também tem aumentado a independência acadêmica dos monitores, na busca de seus interesses em áreas específicas ao acompanhar o trabalho de residentes. A produção de material didático, incluindo a elaboração de apostilas de exercícios a serem aplicados aos alunos, além de auxilia-los no aprendizado do conteúdo, permite aos acadêmicos participantes do programa uma revisão e aprofundamento do conhecimento na área.
Conclusão: Os resultados obtidos com o PMG proporcionam uma experiência positiva tanto para os alunos envolvidos no programa, que são incentivados a docência e aprofundam o conhecimento na área, como para os alunos auxiliados nas aulas, que vem apresentando um melhor desempenho na disciplina.
Palavras-Chave:
Otorrinolaringologia;docência;material didáticoe; monitoria
Instituições: