Tipo: Nome: Curso:
Professor LUCIA MARIA FANTINEL Instituto de Geociências
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
089494 PEG fantinel@ufmg.br 3134095446
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCIA MARIA FANTINEL Instituto de Geociências
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
089494 fantinel@ufmg.br 3134095446
Co-Autores
LEILA NUNES MENEGASSE VELASQUEZ Instituto de Geociências Professor SEM BOLSA
JESSICA LARISSA LIMA TORRES GEOLOGIA Aluno PEG
JULIA DE SOUZA PIMENTA GEOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-87 Água, solo e rocha: interações na dinâmica terrestre e vulnerabilidades ambientais
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Sete cursos de graduação da UFMG têm, em seus projetos pedagógicos, disciplinas de Geologia Introdutória que abordam processos da dinâmica terrestre e seus registros. Esses processos, como terremoto, vulcanismo, escorregamento e inundação, são responsáveis pela construção e modelagem do planeta Terra e condicionam aspectos de sustentabilidade e segurança ambiental. Assim, o estudo dos mesmos conduz à compreensão das mudanças a que o planeta está sujeito e à obtenção de informações necessárias para a avaliação e prevenção dos riscos associados. O objetivo do projeto é contribuir para o ensino-aprendizado da dinâmica terrestre, com enfoque nos processos e suas conseqüências ambientais, por meio da disponibilização de dados de consulta e material didático que facilitem a abordagem do tema. A meta é coletar, sistematizar e produzir informações e propostas de atividades sobre a geodinâmica e seus produtos (rochas, solo, água), com enfoque nas interações e influências na suscetibilidade ao risco geológico. A primeira etapa do projeto resultou na criação de bancos de dados/imagens sobre vulcanismo no mundo e terremotos no mundo e no Brasil, com a tipologia dos eventos, localização, feição geológica, riscos associados e número de vítimas, além de textos explicativos. A segunda etapa envolve a seleção de reportagens e artigos técnico-científicos sobre acidentes e riscos geológicos, além da organização de mapas e kits de amostras que ilustrem o contexto geoambiental das áreas em questão. Conhecer os riscos a que populações estão vulneráveis, a natureza dos processos que os condicionam e o impacto da ação humana (aumentando ou mitigando o risco) constitui uma das bases para a formação de profissionais habilitados para trabalhar com os desafios ambientais da atualidade. Com os resultados do projeto, espera-se motivar os estudantes para o estudo de Geologia e contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem das disciplinas envolvidas.
Palavras-Chave:
Risco geológico; Material didático de Geologia, Processos geológicos e meio ambiente.
Instituições: