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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ELIZABETH VIEIRA MAIA |
Escola de Engenharia |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
109118 |
PEG |
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34091978 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ELIZABETH VIEIRA MAIA |
Escola de Engenharia |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
109118 |
bethmaia@dees.ufmg.br |
34091978 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GIOVANNA SIMAO BIANCHINI |
CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCOS NUNES GUIMARAES |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-26 OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS |
Área: |
Engenharias |
Resumo: |
Atividades que requeiram a compreensão do comportamento global das estruturas nas diversas disciplinas que compõem a matéria Estruturas poderiam ajudar na aceleração do desenvolvimento da aprendizagem sobre projeto de estruturas. Algumas destas atividades podem ser propostas em ambientes virtuais com tarefas a serem realizadas ou simplesmente observadas. A característica mais promissora dos materiais didáticos a serem desenvolvidos aqui é incentivar os alunos a trabalharem de maneira autônoma e crítica. Objetiva-se a apropriação de uma metodologia que articule educação, tecnologia da informação, comunicação e engenharia de estruturas. Esta complexidade possibilitará complementação acadêmica para alunos de graduação das várias áreas envolvidas. O projeto busca o desenvolvimento de propostas para novas práticas de ensino. O material didático sobre comportamento estrutural é tema fulcral para as disciplinas obrigatórias dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e arquitetura ministradas pelo Departamento de Estruturas. A metodologia empregada na concepção e implementação do material didático é orientada pela construção de objetos de aprendizagem. O comportamento dos nove sistemas estruturais formais compõem os objetos de aprendizagem. Nos quatro meses deste projeto, foram desenvolvidas animações que mostram o comportamento de seis sistemas estruturais. Está em fase de implementação o ambiente virtual que será acessado pelos alunos. O design deste ambiente prevê quatro interfaces. O ambiente visual tutor orienta os alunos como utilizar o ambiente. O ambiente visual conceitual apresenta conceitos básicos relacionados ao comportamento estrutural. O ambiente visual animado explora através de animações os conceitos básicos relacionados ao comportamento estrutural. O ambiente fotográfico possibilitará conexões entre os conceitos e situações reais de projeto. E o ambiente visual de simulações aborda o aspecto quantitativo do comportamento estrutural. |
Palavras-Chave: |
ENSINO DE ENGENHARIA, ENSINO DE ESTRUTURAS, ESTRUTURAS, OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
Instituições: |
UFMG/PROGRAD |
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