Tipo: Nome: Curso:
Professor ELIZABETH VIEIRA MAIA Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
109118 PEG 34091978
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ELIZABETH VIEIRA MAIA Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
109118 bethmaia@dees.ufmg.br 34091978
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GIOVANNA SIMAO BIANCHINI CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCOS NUNES GUIMARAES ARTES VISUAIS Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-26 OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS
Área:
Engenharias
Resumo:
Atividades que requeiram a compreensão do comportamento global das estruturas nas diversas disciplinas que compõem a matéria Estruturas poderiam ajudar na aceleração do desenvolvimento da aprendizagem sobre projeto de estruturas. Algumas destas atividades podem ser propostas em ambientes virtuais com tarefas a serem realizadas ou simplesmente observadas. A característica mais promissora dos materiais didáticos a serem desenvolvidos aqui é incentivar os alunos a trabalharem de maneira autônoma e crítica. Objetiva-se a apropriação de uma metodologia que articule educação, tecnologia da informação, comunicação e engenharia de estruturas. Esta complexidade possibilitará complementação acadêmica para alunos de graduação das várias áreas envolvidas. O projeto busca o desenvolvimento de propostas para novas práticas de ensino. O material didático sobre comportamento estrutural é tema fulcral para as disciplinas obrigatórias dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e arquitetura ministradas pelo Departamento de Estruturas. A metodologia empregada na concepção e implementação do material didático é orientada pela construção de objetos de aprendizagem. O comportamento dos nove sistemas estruturais formais compõem os objetos de aprendizagem. Nos quatro meses deste projeto, foram desenvolvidas animações que mostram o comportamento de seis sistemas estruturais. Está em fase de implementação o ambiente virtual que será acessado pelos alunos. O design deste ambiente prevê quatro interfaces. O ambiente visual tutor orienta os alunos como utilizar o ambiente. O ambiente visual conceitual apresenta conceitos básicos relacionados ao comportamento estrutural. O ambiente visual animado explora através de animações os conceitos básicos relacionados ao comportamento estrutural. O ambiente fotográfico possibilitará conexões entre os conceitos e situações reais de projeto. E o ambiente visual de simulações aborda o aspecto quantitativo do comportamento estrutural.
Palavras-Chave:
ENSINO DE ENGENHARIA, ENSINO DE ESTRUTURAS, ESTRUTURAS, OBJETOS DE APRENDIZAGEM