Tipo: Nome: Curso:
Aluno ANDRE OLIVEIRA VILELA AGRONOMIA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2008421338 SEM BOLSA (38)88158597
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
NILZA DE LIMA PEREIRA SALES Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
176974 nilzasales@ufmgica.br (38)21017765
Co-Autores
Eriksen Patric Silva Soares unimontes Externo SEM BOLSA
DAIANA MARIA QUEIROZ AZEVEDO AGRONOMIA Aluno SEM BOLSA
GABRIEL REBELO RODRIGUES AGRONOMIA Aluno SEM BOLSA
GLEICIANE CARLA GOMES DA SILVA AGRONOMIA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-11 ATIVIDADE ANTAGONISTA DE OITO ISOLADO DE Trichoderma spp. A DOIS ISOLADOS DE Fusarium sp., in vitro.
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
São comprovadas algumas formas de antagonismo do fungo Trichoderma spp em relação a alguns isolados do grupo Fusarium, nesse trabalho foram testados oito isolados de Trichoderma e dois de Fusarium. Os isolados de Trichoderma sp., foram obtidos de rizosrefa de sorgo ICA (T1), em rizoplano sorgo ICA (T2), rizosfera milho ICA (T3), rizoplano milho ICA (T4), isolado da micoteca 13 (T5), isolado micoteca 19 (T6), rizoplano milho comunidade de Jacaré Distrito de Montes Claros -MG (T7), e um isolado obtido de Lavras-MG (T8). Os isolados de Fusarium sp. foram obtidos de dois cultivares de sementes de milho sendo 1 isolado de milho Argentino (F1), e o segundo de Hibrido Duplo (F2). Os discos de micélio obtidos das margens de colônias de Trichoderma  e Fusarium, foram cultivadas, por 7 dias, em meio BDA, a 25ºC em fotoperíodo de 12 horas (ALFENAS; MAFIA, 2007). Para o ensaio in vitro foi empregado o método de cultura pareada em disco de culturas fungicas. Cada placa de Petri de 9 cm, contendo o meio de cultura (BDA), recebeu dois discos de micélio de 5 mm de diâmetro, em lados opostos da placa, sendo um do patógeno fusarium (F1 e F2) e outro do isolado de Trichoderma (T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7 e T8) a ser avaliado. Como testemunha, usou-se o patógeno cultivado isoladamente, colocando-se um disco de micélio no centro de cada placa. As placas foram mantidas em BOD 25 + ou ? 2°C e fotoperíodo de 12 horas. Com o presente trabalho, foram obtidos dados que indicam o potencial antagonista de oito isolados de Trichoderma provenientes de diferentes áreas, contra dois isolados distintos de Fusarium.
Palavras-Chave:
antagonismo