Tipo: Nome: Curso:
Professor GILBERTO SIMEONE HENRIQUES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
205540 PEG nativo@usp.br 3134099169
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GILBERTO SIMEONE HENRIQUES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
205540 nativo@usp.br 3134099169
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANGELICA MARQUES BORGES CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-25 Aplicação da Metodologia de Portfólios Avaliativos em Dietética para a Capacitação sobre Dietas Especiais para Cuidadores Selecionados em Hospital Universitário
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A metodologia de portfólios avaliativos tem-se prestado como alternativa pedagógica para diversos campos do conhecimento, dentre eles a Nutrição. Neste sentido, a partir de sua aplicação, são cada vez mais nítidos os contornos que o ensino da disciplina de Técnica Dietética vem tomando no desenvolvimento do currículo que forma o Nutricionista. Nesse contexto, a apreensão do conhecimento da Dietética Hospitalar é fator determinante da continuidade e do sucesso da Terapia Nutricional e da sobrevivência de indivíduos que dependem de outros para se alimentar. A precisão no repasse de informações e o aprender a fazer, estão distantes da realidade de nossos hospitais, porém são cruciais para que o restabelecimento de uma vida normal fora do ambiente de internação, aonde será assistido por um cuidador. O objetivo desse trabalho foi criar um programa de capacitação contínuo, destinado a cuidadores de pacientes submetidos a procedimento de alta, baseado na metodologia de portfólios como suporte para a construção de um protocolo de orientações de formulação de dietas especiais. Para tanto foi realizada ampla pesquisa bibliográfica e sistematização do portfólio de fórmulas enterais artesanais dos grupos de Vegetais (Caldos de legumes e vegetais), de Carnes (boi, porco e frango), Leite e derivados (Mingaus) e Frutas (Caldos de frutas). Essas preparações encontram-se em teste pelos alunos da Disciplina de Técnica Dietética e até o final deste semestre serão organizados os produtos obtidos para a sistematização de um portfólio geral contendo as respectivas fichas técnicas de preparação que comporão o protocolo a ser aplicado no Hospital Risoleta Tolentino Neves. Conclui-se do exposto que a metodologia de portfólios avaliativos foi de grande importância para o desenvolvimento pedagógico de instrumentos de ensino-aprendizagem e de práticas extra-muros da Disciplina de Técnica Dietética, sobretudo aquelas que geram produto e benefício direto a usuários do Sistema Único de Saúde.
Palavras-Chave:
Técnica Dietética, Fichas Técnicas de Preparação, Dietas Artesanais, Portfólio Avaliativo
Instituições:
UFMG/PROGRAD