Tipo: Nome: Curso:
Professor ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
206091 PIBID 34096363
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
206091 isabel.os@uol.com.br 34096363
Co-Autores
IZA RODRIGUES DA LUZ Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
AUREA NOGUEIRA DA FONSECA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
CAMILA COSTA MATOS PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PIBID
CRISTINA PEREIRA PACHECO PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
ELAINE CONCEICAO SILVA DE ALMEIDA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
ELLEN CAROLINE PAIVA FERREIRA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
Luzia Eustáquia Rates Pereira não se aplica Externo PIBID
PAULA COUTO TEIXEIRA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PIBID
RENATA ARAUJO VAZ PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PIBID
RENIVALDA GOMES SANTOS SIQUEIRA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PIBID
SHEILA ALVES MOREIRA VIANA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
WALQUIRIA DE SOUZA EUZEBIO PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID 07 - Educação Infantil
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID Educação Infantil está sendo desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI Castelo, no bairro de mesmo nome, em Belo Horizonte/MG. O PIBID Educação Infantil, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFMG, dedica-se às reflexões sobre a identidade e a formação dos professores para a Educação Infantil em nível superior, introduzindo uma prática de relação entre universidade e Instituição de Educação Infantil - IEI. Trata-se de uma experiência que tem produzido, entre os envolvidos, uma série de indagações, ao mesmo tempo em que favorece uma integração capaz de potencializar a formação das estudantes do curso de pedagogia e de contribuir para a formação dos/as professores/as que se encontram atuando na IEI. A implantação do PIBID Educação Infantil na FAE/UFMG ocorreu no mês de maio de 2010 com a seleção das licenciandas do curso de pedagogia e da professora supervisora. A coordenação é dividida entre duas professoras da FAE/UFMG, ambas pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Educação Infantil ? NEPEI. No PIBID Educação Infantil, a professora supervisora desempenha a função de supervisora do estágio, na escola, das dez alunas do curso de Pedagogia, bolsistas PIBID. Cada uma das alunas encontra-se vinculada a uma turma de crianças da UMEI, acompanhando as professoras referência de cada turma, bem como as professoras de apoio. O tempo dedicado ao PIBID é dividido entre a imersão na UMEI e as reuniões semanais na FAE. Na avaliação do grupo essa articulação entre as vivências no cotidiano da UMEI e as reflexões sistemáticas sobre o conteúdo dessas vivências possibilitam o exercício da dúvida, deslocando o discurso da produção de respostas (o que é certo e o que é errado), para o da indagação a respeito das relações, situações, responsabilidades e condições objetivas que favoreçam, na prática pedagógica cotidiana, o atendimento aos direitos das crianças.
Palavras-Chave:
Educação Infantil, Estágio, Formação Docente, Integração Universidade- Escola de Educação Infantil
Instituições:
CAPES, Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI Castelo