Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor SARAH TEIXEIRA CAMARGOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
22331X PEG 3184776199
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
SARAH TEIXEIRA CAMARGOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
22331X sarahcamargos@terra.com.br 3184776199
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FRANCISCO EDUARDO COSTA CARDOSO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCELLA RODRIGUES COSTA MEDICINA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-61 Elaboração de um Manual para Diagnóstico e Tratamento em Distúrbios de Movimentos
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Com o aumento da longevidade da população, os distúrbios de movimento tem sido uma das maiores causas de doenças neurológicas. Alguns estudos (como a coorte de Bruneck, p. ex) mostram a presença de distúrbio de movimento em prevalência de 28% da população entre 50 e 89 anos com acentuado aumento com o avançar da idade. Tais patologias são em sua maioria de difícil diagnóstico, com ampla gama de diagnósticos diferenciais clínicos requerendo diversas sutilezas no manejo terapêutico. O projeto consiste na elaboração de material didático visando um consenso de definições e critérios diagnósticos nos principais distúrbios de movimento, a saber: (1) definições e critérios diagnósticos para os distúrbios do movimento: ataxias, coréia, distonias, doença de Parkinson, atrofia de multiplos sistemas, degeneração cortico-basal ganglionar,demência por corpos de Lewy, paralisia supranuclear progressiva, tremor, tics, mioclonias, síndrome das pernas inquietas, Tourrette e doença de Wilson; (2) escalas clínicas mais utilizadas em distúrbios do com instruções de avaliação e (3) principais drogas para tratar distúrbios do movimento  e suas respectivas propriedades farmacológicas como mecanismo de ação, meia vida, biodisponibilidade, cinética, eliminação, efeitos adversos, contra indicações e interações medicamentosas.  As principais referências para a elaboração do material didático são artigos indexados de revisão além de revisões de entidades consagradas como a Academia Brasileira de Neurologia, a European Federation of Neurological Societies, Movement Disorder Society e a American Academy of Neurology. Como prática, a aluna tem contato com as patologias do movimento através de sua participação no Ambulatório de Distúrbios do Movimento do HC-UFMG. A aluna com vivência clínica dos casos faz em paralelo uma revisão de conceitos atuais, pesquisa em fontes apropriadas e redige texto técnico. Esse conjunto torna essa uma experiência clínico-científica única na sua formação.
Palavras-Chave:
Distúrbios de Movimento, Critérios diagnísticos, Escalas Clínicas, Manejo terapêutico
Instituições:
PEG - PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO ? PEG2011