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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
SARAH TEIXEIRA CAMARGOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
22331X |
PEG |
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3184776199 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
SARAH TEIXEIRA CAMARGOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
22331X |
sarahcamargos@terra.com.br |
3184776199 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FRANCISCO EDUARDO COSTA CARDOSO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELLA RODRIGUES COSTA |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-61 Elaboração de um Manual para Diagnóstico e Tratamento em Distúrbios de Movimentos |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Com o aumento da longevidade da população, os distúrbios de movimento tem sido uma das maiores causas de doenças neurológicas. Alguns estudos (como a coorte de Bruneck, p. ex) mostram a presença de distúrbio de movimento em prevalência de 28% da população entre 50 e 89 anos com acentuado aumento com o avançar da idade. Tais patologias são em sua maioria de difícil diagnóstico, com ampla gama de diagnósticos diferenciais clínicos requerendo diversas sutilezas no manejo terapêutico. O projeto consiste na elaboração de material didático visando um consenso de definições e critérios diagnósticos nos principais distúrbios de movimento, a saber: (1) definições e critérios diagnósticos para os distúrbios do movimento: ataxias, coréia, distonias, doença de Parkinson, atrofia de multiplos sistemas, degeneração cortico-basal ganglionar,demência por corpos de Lewy, paralisia supranuclear progressiva, tremor, tics, mioclonias, síndrome das pernas inquietas, Tourrette e doença de Wilson; (2) escalas clínicas mais utilizadas em distúrbios do com instruções de avaliação e (3) principais drogas para tratar distúrbios do movimento e suas respectivas propriedades farmacológicas como mecanismo de ação, meia vida, biodisponibilidade, cinética, eliminação, efeitos adversos, contra indicações e interações medicamentosas. As principais referências para a elaboração do material didático são artigos indexados de revisão além de revisões de entidades consagradas como a Academia Brasileira de Neurologia, a European Federation of Neurological Societies, Movement Disorder Society e a American Academy of Neurology. Como prática, a aluna tem contato com as patologias do movimento através de sua participação no Ambulatório de Distúrbios do Movimento do HC-UFMG. A aluna com vivência clínica dos casos faz em paralelo uma revisão de conceitos atuais, pesquisa em fontes apropriadas e redige texto técnico. Esse conjunto torna essa uma experiência clínico-científica única na sua formação. |
Palavras-Chave: |
Distúrbios de Movimento, Critérios diagnísticos, Escalas Clínicas, Manejo terapêutico |
Instituições: |
PEG - PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO ? PEG2011 |
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