Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA CRISTINA FRICKE MATTE Faculdade de Letras
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
180807 PEG 34096085
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA CRISTINA FRICKE MATTE Faculdade de Letras
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
180807 anacrisfm@ufmg.br 34096085
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CLAUDIA BRANDAO VIEIRA LETRAS/DIURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
KARLLA ANDREA LEAL CRUZ LETRAS/NOTURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-42 Recursos Online para suporte gramatical a atividades de produção de texto em português.
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
A disciplina online de Leitura e Produção de textos UNI003 tem como principal objetivo a capacitação dos alunos na leitura e escrita de textos acadêmicos em diferentes gêneros. Para que este objetivo seja alcançado no semestre de duração da disciplina, é necessário que este foco seja mantido e isto é bastante complicado tendo em vista os diversos problemas ortográficos e gramaticais que os alunos apresentam em suas produções.
Trabalhamos com uma metodologia inovadora que, aproveitando o espaço online, cria vínculos das produções textuais com eventos reais em comunhão com comunidades online, especialmente aquelas voltadas ao compartilhamento do conhecimento, como é o caso de comunidades de software livre. Trata-se do método Texto Livre, que evita qualquer produção escrita com objetivo exclusivo de cumprir tarefas, ou seja, cada texto produzido tem em vista um público que transcende o ambiente online da disciplina. Por exemplo, no semestre passado realizamos o II Universidade, EAD e Software Livre, um evento online assíncrono que teve, na semana de sua realização, mais de 20 mil visitas.
É fundamental que os alunos focalizem as ferramentas de leitura e produção, bem como aprendam a lidar com os diferentes gêneros acadêmicos, e isso requer deles uma grande dedicação à disciplina. Para tornar isso possível, a equipe responsável pela correção dos exercícios precisa de material e exercícios online que possam ser indicados aos alunos com problemas específicos de gramática e ortografia, material e exercícios que os alunos possam acessar autonomamente e a qualquer momento.
É esse o tipo de material e exercícios que visa produzir o presente projeto.

Palavras-Chave:
gramática, EAD, ensino de línguas mediado pelo computador
Instituições:
Prograd (PEG2011), REUNI.