Tipo: Nome: Curso:
Professor GILBERTO SIMEONE HENRIQUES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
205540 PMG nativo@usp.br 3134099169
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GILBERTO SIMEONE HENRIQUES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
205540 nativo@usp.br 3134099169
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SAMANTHA ALVES CARDOSO CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-025 Programa de Monitoria de Graduação do Laboratório de Técnica Dietética do Curso de Nutrição da UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O Programa de Monitoria de Graduação do Laboratório de Técnica Dietética (TD) do Curso de Nutrição existe há quatro anos e surgiu da necessidade de tutoria sistemática dos alunos inseridos nas disciplinas que utilizam o Laboratório de TD. Considerando-se que essas disciplinas tem sido foco prioritário de ações pedagógicas, tais como o desenvolvimento de materiais didáticos e aplicação de metodologias de avaliação por portfólios, o Programa de Monitoria tem sido um importante elemento de apoio na organização, gestão e desenvolvimento de ações que visam a orientação e o aprimoramento didático dos partícipes. O objetivo deste programa é o de dar suporte dentro e fora da sala de aula aos alunos do Curso de Nutrição da UFMG que cursam as disciplinas da área de Alimentos e de Produção de Refeições, proporcionando subsídios para o seu desenvolvimento, apreensão e crítica sobre o conhecimento da área, realização de exercícios e técnicas de apoio extra-classe para a formulação de relatórios de práticas e composição de portfólios avaliativos. Ao longo desse período, os monitores do programa tem participado das diversas iniciativas a que se propõe as disciplinas, estando presentes na instrumentalização e apoio das práticas culinárias, auxiliando os alunos na confecção de relatórios técnicos e em esclarecimentos de dúvidas nos exercícios teóricos e de forma integrada com bolsistas do PEG, implementando estratégias pedagógicas do projeto ?Aplicação da Metodologia de Portfólios Avaliativos em Dietética para a Capacitação sobre Dietas Especiais para Cuidadores Selecionados em Hospital Universitário?, cujos conteúdos são trabalhados para a área de Dietética Clínica. Concluindo-se, o Programa de Monitoria de Graduação do Laboratório de Técnica Dietética tem sido uma peça-chave para que importantes pressupostos do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição sejam de fato implementados, gerando inestimáveis benefícios a toda a comunidade acadêmica.
Palavras-Chave:
Auxílio Pedagógico, Técnica Dietética, Nutrição