Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCOS XAVIER SILVA Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220914 PET 34092118
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCOS XAVIER SILVA Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220914 marcosxavier@ufmg.br 34092118
Sílvia M.G. Gonçalves Veterinária Externo PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-08 Intersetorialidade como proposta de ferramenta para melhoria da eficácia na promoção e ação da saúde ambiental.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O Centro de Saúde São Gabriel (Belo Horizonte-MG) está vinculado à UFMG e à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS-BH) e trabalha o tema ?Interface Saúde Ambiente?no Programa PET-SAÚDE.  Uma pesquisa ação desenvolvida na área de abrangência teve como objetivo avaliar os riscos ambientais de imóveis selecionados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e não receberem os Agentes de Controle de Endemias (ACE). Foi proposto intervenções aos moradores, visando à redução desses riscos. A coleta de informações foi realizada pelos preceptores e estudante, com o auxílio de ACS e Assistentes Sociais da SMS-BH por meio de entrevista semi-estruturada e observação do ambiente, com o uso de um roteiro de Diagnóstico Situacional de Risco Ambiental. Ao todo, foram visitados 40 casas com descrição dos riscos. Destas, 26 receberam orientação coletiva por meio de palestras e oficinas e 14 foram selecionados para abordagem individual, mediante complexidade dos problemas encontrados. Foi possível compreender a integração entre os riscos sociais com os riscos ambientais. Como as intervenções ultrapassavam a governabilidade do Centro de Saúde, fez-se a intervenção com auxílio do Projeto Sentinelas da Vida, grupo composto por agentes de vários setores de atuação (SMS-BH, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Informação em Saúde, Limpeza Urbana, Controle de Zoonoses, Gestão do Trabalho, Regulação Urbana, Políticas Sociais, Secretaria de Educação, dentre outros). Algumas  intervenções propostas pelo grupo foram concretizadas e outras estão em processo de construção. Percebe-se que os problemas provenientes dos riscos ambientais possuem determinantes diversos e que necessitam de um trabalho intersetorial na abordagem destes usuários.
Palavras-Chave:
Intersetorialidade, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Educação Ambiental
Instituições:
 Ministério da Educação