Tipo: Nome: Curso:
Professor ILKA SOARES CINTRA Instituto de Geociências
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
109487 PMG ilkasc@ufmg.br 34095418
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ILKA SOARES CINTRA Instituto de Geociências
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
109487 ilkasc@ufmg.br 34095418
Co-Autores
LUIZ GUSTAVO PINTO DABES GUIMARAES ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
PEDRO HENRIQUE CATARINA MARTINS ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
RAFAEL LUIZ GALVAO DE OLIVEIRA ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
JESSIKA MIRANDA SANTOS ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
ALEX WILLIAM FERREIRA FERNANDES TURISMO Aluno PMG
BERNARDO SILVA ARAUJO GEOGRAFIA/DIURNO Aluno PMG
SERGIO LEANDRO SALES GEOGRAFIA/DIURNO Aluno PMG
VANESSA MARQUES VIANA GEOGRAFIA/DIURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-102 Monitoria de Graduação do Departamento de Cartografia - Topografia próxima ao aluno
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
O Departamento de Cartografia oferece disciplinas para os cursos de Engenharia Civil (Topografia I e Topografia II), Engenharia de Minas (Topografia B), Engenharia Ambiental (Topografia e Cartografia), Turismo (Elementos de Cartografia e Cartografia Multimídia), Geologia (Cartografia Digital e Topografia B), Arquitetura (Cartografia e Topografia e Oficina Integrada de Cartografia e Topografia) e Geografia (Geoprocessamento, Cartografia Digital, Cartografia I e Cartografia II).
O Departamento possui oito bolsistas no Programa de Monitoria de Graduação que têm como função: a orientação em exercícios, trabalhos, estudos, confecção de um material didático e manuseio dos aparelhos. Visto que grande parte da disciplina é ministrada no campo e devido ao grande número de alunos, a presença dos monitores propicia uma maior troca de informações e facilita a compreensão do conteúdo.
O objetivo do programa é buscar estratégias para garantir uma maior qualidade no ensino da topografia. Além disso, os monitores desenvolvem didática de ensino, lidam com responsabilidade de trabalho a cumprir e beneficiam o grande contingente de alunos que cursam as disciplinas relacionadas com a topografia ao possibilitar um atendimento mais efetivo do mesmo.
O estudo da topografia tem a aplicação em diversos ramos:
Hidráulica: estudo do potencial hidráulico, adutoras, canais de irrigação, controle das cheias, locação e controle do nível na construção de barragens.
Estruturas: nivelamento de estruturas construídas, determinação de recalques, controle de prumo durante a contrução
Materiais de construção: levantamento, avaliação e demarcação de jazidas de diversos materiais e matérias primas.
Construção Civil: levantamento do terreno, demarcação da obra, verificações durante a construção, cálculos de volume de terra.
Devido à aplicabilidade, um maior estudo da Topografia garante aos monitores maior conhecimento que será utilizado pelos mesmos durante o exercício de suas profissões.
Palavras-Chave:
Topografia, Engenharia, levantamento, qualidade de ensino
Instituições:
Prograd