Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZ DUARTE HAELE ARNAUT
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
069957 PMG 34095045
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZ DUARTE HAELE ARNAUT Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
069957 arnaut.luiz@gmail.com 34095045
Co-Autores
ALLYSSON FILLIPE OLIVEIRA LIMA HISTORIA/NOTURNO Aluno PMG
MARIA LETICIA SILVA TICLE HISTORIA/DIURNO Aluno PMG
DOUGLAS DE FREITAS PEREIRA HISTORIA/NOTURNO Aluno PMG
THAIS LANNA JUNQUEIRA HISTORIA/DIURNO Aluno PMG
TACIANA ALMEIDA GARRIDO DE RESENDE HISTORIA/DIURNO Aluno PMG
CAMILA LOBATO RAJAO HISTORIA/DIURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-066 Monitoria de Graduação - Departamento de História
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O Programa de Monitoria de Graduação conta com a participação de cinco monitores divididos em cinco disciplinas, a saber: Introdução aos Estudos Históricos, História Medieval, História do Brasil I,  História Contemporânea I e História do Brasil IV.
O objetivo dos atuais monitores, juntamente com o do coordenador do programa, professor Luiz Arnaut, é facilitar o acesso de alunos, professores e interessados aos conteúdos programáticos das disciplinas e, principalmente, a materiais a elas relacionados. Documentos primários e excertos, em seus diferentes formatos (textuais, sonoros e visuais), que possam subsidiar e facilitar a compreensão e discussão dos processos históricos. Além de participar na divulgação de eventos que possam interessar aos estudantes de história e demais visitantes do site. O intuito é disponibilizar um canal a mais para o estudo direcionado, um meio extra-classe que vincule o professor com estudantes em geral, e não apenas os ligados à UFMG. A busca de fontes primárias, como imagens, textos, músicas etc. e de trabalhos relacionados aos temas fez parte do processo que envolveu professores e monitores ao longo dos primeiros meses para que se alcançasse o objetivo final de disponibilizar, on-line, um site de acesso livre que contenha materiais interessantes para os estudos.
O modelo do site foi amplamente discutido em reuniões, bem como as fontes a serem disponibilizadas e as restrições impostas por direitos autorais. As discussões com a UFMG e com o departamento de História encontram-se em fase final de negociação e espera-se que em breve o site esteja no ar e que outras disciplinas sejam adicionadas a ele.
Palavras-Chave:
História, documentos, internet