Tipo: Nome: Curso:
Professor SARA MOURAO MONTEIRO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
209503 PRONOTURNO (31)99582485
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
SARA MOURAO MONTEIRO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
209503 sara.mourao@terra.com.br (31)99582485
Co-Autores
FERNANDA GONCALVES LIMA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
TATYANE ANDRADE ALMEIDA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ALDONICE SOARES DA SILVA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
HELENA MARIA VIANA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
SARA SILVA LOPES PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ELAINE GONCALVES LIMA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
IARA RODRIGUES DE MORAES PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
UELIDA CONCEICAO PEREIRA PACHECO PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
MARUSA NOGUEIRA GONCALVES PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
AUREA NOGUEIRA DA FONSECA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ANA CARLA BERNARDES SILVA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-11 - Faculdade de Educação - Leitura de textos literários para crianças pequenas
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O contato das crianças com a cultura escrita começa quando elas participam, direta e indiretamente, das práticas de letramento dos adultos próximos a elas. Estudos no campo da leitura têm evidenciado que o primeiro passo para o desenvolvimento da criança enquanto leitora é a escuta de histórias. Essa ação, além de promover desde muito cedo o gosto pela leitura, permite à criança a observação de um conjunto variado de relações entre a linguagem escrita e a linguagem falada.
O grupo Pronoturno do curso da Faculdade de Educação realiza um projeto de leitura literária nas escolas de Educação Infantil. O objetivo desse trabalho é planejar e analisar encontros de leitura para grupos de crianças de 0 a 5 anos de idade, com vista a promover a formação de leitores nos espaços educativos e a produção de conhecimento no campo da didática da alfabetização e do letramento na Educação Infantil.
Participam do projeto 3 escolas, que foram selecionadas a partir de dois critérios: localização e interesse/disponibilidade de participar do projeto. Para os primeiros encontros de leitura nas escolas, foram selecionados 4 livros para serem lidos: ?Chapeuzinho Amarelo?, ?Menina Bonita do Laço de Fita?, ?Sua Alteza Adivinha? e ?Menino Chuva na rua do Sol?. Decidiu-se, ainda, que os encontros seriam feitos com grupos de crianças de 5 anos.
As primeiras leituras para as crianças nesse projeto, pautados pela leitura da história seguida da exploração das ilustrações, evidenciam que a leitura dos livros pode favorecer o desenvolvimento de capacidades leitoras importantes para os pré-leitores. O reconto da narrativa, no momento da exploração das ilustrações, evidenciou que as crianças foram capazes de compreender a história mesmo sem o recurso da ilustração. A escuta do texto permitiu, ainda, que elas se apropriassem do discurso escrito da narrativa. Ampliando, assim, seus repertórios de palavras e o conhecimento inicial das estruturas semânticas e sintáticas do português.
Palavras-Chave:
Leitura para crianças - literatura infantil - literatura na escola