|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
SARA MOURAO MONTEIRO |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
209503 |
PRONOTURNO |
|
(31)99582485 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
SARA MOURAO MONTEIRO |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
209503 |
sara.mourao@terra.com.br |
(31)99582485 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDA GONCALVES LIMA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATYANE ANDRADE ALMEIDA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALDONICE SOARES DA SILVA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HELENA MARIA VIANA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SARA SILVA LOPES |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELAINE GONCALVES LIMA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IARA RODRIGUES DE MORAES |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
UELIDA CONCEICAO PEREIRA PACHECO |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARUSA NOGUEIRA GONCALVES |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AUREA NOGUEIRA DA FONSECA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CARLA BERNARDES SILVA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PRONOTURNO |
Dados do Trabalho |
Título: |
PN-11 - Faculdade de Educação - Leitura de textos literários para crianças pequenas |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
O contato das crianças com a cultura escrita começa quando elas participam, direta e indiretamente, das práticas de letramento dos adultos próximos a elas. Estudos no campo da leitura têm evidenciado que o primeiro passo para o desenvolvimento da criança enquanto leitora é a escuta de histórias. Essa ação, além de promover desde muito cedo o gosto pela leitura, permite à criança a observação de um conjunto variado de relações entre a linguagem escrita e a linguagem falada. O grupo Pronoturno do curso da Faculdade de Educação realiza um projeto de leitura literária nas escolas de Educação Infantil. O objetivo desse trabalho é planejar e analisar encontros de leitura para grupos de crianças de 0 a 5 anos de idade, com vista a promover a formação de leitores nos espaços educativos e a produção de conhecimento no campo da didática da alfabetização e do letramento na Educação Infantil. Participam do projeto 3 escolas, que foram selecionadas a partir de dois critérios: localização e interesse/disponibilidade de participar do projeto. Para os primeiros encontros de leitura nas escolas, foram selecionados 4 livros para serem lidos: ?Chapeuzinho Amarelo?, ?Menina Bonita do Laço de Fita?, ?Sua Alteza Adivinha? e ?Menino Chuva na rua do Sol?. Decidiu-se, ainda, que os encontros seriam feitos com grupos de crianças de 5 anos. As primeiras leituras para as crianças nesse projeto, pautados pela leitura da história seguida da exploração das ilustrações, evidenciam que a leitura dos livros pode favorecer o desenvolvimento de capacidades leitoras importantes para os pré-leitores. O reconto da narrativa, no momento da exploração das ilustrações, evidenciou que as crianças foram capazes de compreender a história mesmo sem o recurso da ilustração. A escuta do texto permitiu, ainda, que elas se apropriassem do discurso escrito da narrativa. Ampliando, assim, seus repertórios de palavras e o conhecimento inicial das estruturas semânticas e sintáticas do português. |
Palavras-Chave: |
Leitura para crianças - literatura infantil - literatura na escola |
Instituições: |
Programa de Bolsa ProNoturno - PROGRAD-UFMG |
|
|