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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
FLAVIANO OLIVEIRA SILVERIO |
Instituto de Ciências Agrárias |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
211680 |
PEG |
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21017770 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
FLAVIANO OLIVEIRA SILVERIO |
Instituto de Ciências Agrárias |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
211680 |
flavianosilverio@yahoo.com.br |
21017770 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GEVANY PAULINO DE PINHO |
Instituto de Ciências Agrárias |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LETICIA ONARA SILVA RAMOS |
ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA RIBEIRO ROCHA |
CIENCIAS DE ALIMENTOS/NOTURNO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THUANE KATIUCIA MOREIRA BARBOSA |
ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-68 PROJETO DE TUTORIA EM QUÍMICA |
Área: |
Ciências Agrárias |
Resumo: |
O projeto da tutoria em química foi realizado para auxiliar estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Agronomia. Os estudantes convidados para participar do projeto apresentaram baixo rendimento na prova química da primeira fase do vestibular da UFMG. A Tutoria consistiu em auxiliar os estudantes por meio da resolução de listas de exercícios, elaboradas pelo professor orientador e o tutor. Essa lista foi discutida de forma dinâmica entre os tutorandos e o tutor, para que as respostas fossem construídas pelos próprios estudantes assistidos. Cada seção de tutoria teve a duração de duas horas semanais contendo cinco tutorandos e o tutor. O Projeto de Tutoria teve como objetivo minimizar as deficiências na formação básica em Química dos estudantes recém-ingressos no ICA-UFMG, elevar a autoestima do aluno, desenvolver técnicas de aprendizado e, consequentemente diminuir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de Fundamentos de Química e Bioquímica Geral. Após a realização da primeira parte do projeto, verificou-se a aprovação de 67% dos alunos assistidos. Essa porcentagem é muito superior à porcentagem de aprovação dos estudantes não assistidos pela tutoria que foi de 30%. Vale destacar que o resultado torna-se ainda mais impactante, considerando que a tutoria prioriza assistir os estudantes com deficiência em química.
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Palavras-Chave: |
Tutoria em Fundamentos de Química; Fundamentos de Química, índice de aprovação |
Instituições: |
PROGRAD/UFMG, ICA-UFMG |
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