Tipo: Nome: Curso:
Professor FLAVIANO OLIVEIRA SILVERIO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
211680 PEG 21017770
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
FLAVIANO OLIVEIRA SILVERIO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
211680 flavianosilverio@yahoo.com.br 21017770
Co-Autores
GEVANY PAULINO DE PINHO Instituto de Ciências Agrárias Professor PEG
LETICIA ONARA SILVA RAMOS ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
CAMILA RIBEIRO ROCHA CIENCIAS DE ALIMENTOS/NOTURNO Aluno PEG
THUANE KATIUCIA MOREIRA BARBOSA ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-68 PROJETO DE TUTORIA EM QUÍMICA
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O projeto da tutoria em química foi realizado para auxiliar estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Agronomia. Os estudantes convidados para participar do projeto apresentaram baixo rendimento na prova química da primeira fase do vestibular da UFMG.
A Tutoria consistiu em auxiliar os estudantes por meio da resolução de listas de exercícios, elaboradas pelo professor orientador e o tutor. Essa lista foi discutida de forma dinâmica entre os tutorandos e o tutor, para que as respostas fossem construídas pelos próprios estudantes assistidos. Cada seção de tutoria teve a duração de duas horas semanais contendo cinco tutorandos e o tutor.
O Projeto de Tutoria teve como objetivo minimizar as deficiências na formação básica em Química dos estudantes recém-ingressos no ICA-UFMG, elevar a autoestima do aluno, desenvolver técnicas de aprendizado e, consequentemente diminuir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de Fundamentos de Química e Bioquímica Geral.
Após a realização da primeira parte do projeto, verificou-se a aprovação de 67% dos alunos assistidos. Essa porcentagem é muito superior à porcentagem de aprovação dos estudantes não assistidos pela tutoria que foi de 30%. Vale destacar que o resultado torna-se ainda mais impactante, considerando que a tutoria prioriza assistir os estudantes com deficiência em química.
Palavras-Chave:
Tutoria em Fundamentos de Química; Fundamentos de Química, índice de aprovação