Tipo: Nome: Curso:
Professor ANNA CHRISTINA DE ALMEIDA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
188905 PEG 3821017768
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANNA CHRISTINA DE ALMEIDA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
188905 aca2006@ica.ufmg.br 3821017768
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOICE DANIELA RABELO SANTOS ZOOTECNIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ISABELLA LUIZA NASCIMENTO LOPES VIEIRA ZOOTECNIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
 PEG 2011-76-Elaboração de cadernos didáticos em: Sanidade Animal em sistemas produtivos, imunoprofilaxia em sistemas de produção animal e boas práticas sanitárias na produção de alimentos de origem animal.
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Visando atender as diretrizes curriculares relacionadas à formação profissional de estudantes do curso de Zootecnia, foram concedidas duas bolsas do Programa Especial de Graduação ? PEG 2011-76, que tem como objetivo de desenvolver um projeto de elaboração de materiais didáticos em Sanidade Animal em Sistemas produtivos, Imunoprofilaxia em Sistemas de produção Animal e Boas Práticas Sanitárias na Produção de Alimentos de Origem Animal, que será publicado em caderno de Ciências Agrárias do ICA ? UFMG, para atender as disciplinas de Higiene Animal, Instalações e Saúde Pública, e Imunologia Aplicada a Zootecnia, tendo na ementa conteúdos para capacitação dos discentes em práticas adequadas de produção, sanidade animal, saúde animal, segurança alimentar, higiene dos processos de obtenção de alimentos e saneamento ambiental. Até o momento foram elaborados textos sobre mastite em bovinos, ovinos e caprinos; anatomia e fisiologia da glândula mamária; febre aftosa; brucelose; tuberculose; clostridioses e medidas gerais de profilaxia e higiene; abordando conteúdos teóricos e práticos. Como referências foram utilizados livros e sites de órgãos responsáveis pelos diferentes setores da agropecuária, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Instituto Mineiro de Agropecuária; Empresa de Pesquisa Agropecuária Brasileira e artigos científico. Há um auxílio da professora orientadora durante todo o processo, realizando coordenação, sugestão e correção de todo o material. No segundo semestre serão produzidos materiais, com a mesma finalidade, que atendam as disciplinas de imunologia aplicada à zootecnia, tópicos especiais em segurança alimentar e boas práticas agropecuárias na obtenção de leite.
Palavras-Chave:
Higiene Animal, Peg, Imunologia, Sanidade animal.
Instituições:
UFMG/PROGRAD