Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor GEVANY PAULINO DE PINHO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220922 PEG 21017770
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GEVANY PAULINO DE PINHO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220922 gevanypp@yahoo.com.br 21017770
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FLAVIANO OLIVEIRA SILVERIO Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THUANE KATIUCIA MOREIRA BARBOSA ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA NARUNA FELIX DE ALMEIDA ENGENHARIA FLORESTAL Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
XIMENA MENDES DE OLIVEIRA ENGENHARIA FLORESTAL Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FERNANDA MARIA GUEDES RAMALHO ENGENHARIA FLORESTAL Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-69 EXPANSÃO DO PROJETO DE TUTORIA EM BIOQUÍMICA GERAL
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O projeto da Tutoria em Bioquímica foi realizado para auxiliar estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Agronomia e Zootecnia. Os estudantes são convidados para participar do projeto por apresentaram baixo rendimento na disciplina de Fundamentos de Química.
O projeto de Tutoria visa auxiliar estudantes através da resolução de listas de exercícios elaboradas pelo professor orientador e pelos tutores. Essa lista será discutida de forma dinâmica entre tutores e tutorandos, dando condições para que as respostas sejam construídas pelos próprios estudantes assistidos. Cada seção de tutoria tem duração de duas horas semanais contendo cinco tutorandos.
Este projeto teve como objetivo minimizar as deficiências na formação básica em Bioquímica dos estudantes no ICA-UFMG, elevar a autoestima do aluno, desenvolver técnicas de aprendizado e, consequentemente diminuir os índices de reprovação e evasão na disciplina de Bioquímica Geral.
Após a realização da primeira parte do projeto, verificou-se a aprovação de 75% dos alunos assistidos. Essa porcentagem é muito superior à porcentagem de aprovação dos estudantes não assistidos pela tutoria que foi de 35%. Vale destacar que o resultado torna-se ainda mais impactante, considerando que a tutoria prioriza assistir os estudantes com deficiência reconhecida em conceitos básicos de química e química orgânica.
Palavras-Chave:
Tutoria em Bioquímica Geral; Bioquímica Geral, índice de aprovação
Instituições:
PROGRAD/UFMG, ICA-UFMG