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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
DAVIDSON PIRES DE LIMA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
077100 |
PET |
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(31)99772660 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
DAVIDSON PIRES DE LIMA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
077100 |
lima@medicina.ufmg.br |
99772660 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TAISA DE PAULA GONCALVES |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAELA CRISTINA DINIZ CHAVES |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA RESENDE BOAVENTURA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PAULO HENRIQUE MARTINS TETZL |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUISA JACQUES DE BRITO VEIGA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA GUIMARAES MENDES |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SAULO ROSA FERREIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CARLA MOURA SANTOS |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABELA VIEIRA SILVA MOURA |
EDUCACAO FISICA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ROBERT MOREIRA GANDRA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ICARO WIERMANN BRAGA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAROLINE AGUIAR CANDIDO |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Fernanda Araujo de Oliveira |
PET SAUDE |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CILENE MALTA OLINDA |
PET SAUDE |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AMANDA CRUZ ROCHA FRANCO |
PET SAUDE |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AMANDA MEDEIROS |
PET SAUDE |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA TEREZINHA NASCIMENTO |
PET SAUDE |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ARTUR OLIVEIRA MENDES |
PET SAUDE |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-10 Elaboração de cartilha sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde para usuários do Centro de Saúde |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: Os alunos do PET-Saúde CS Jardim Montanhês perceberam que a população adstrita desconhecia o papel e importância do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Objetivo: Informar os usuários sobre o trabalho dos ACS. Metodologia: Os alunos do PET- Saúde do Idoso observaram os setores da Unidade a fim de compreender o funcionamento do serviço e entender o fluxo de atendimento e o papel de cada profissional da equipe multidisciplinar. Essas experiências e o conhecimento de algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do serviço motivaram a proposta de criação de uma Cartilha sobre o ACS, para sensibilizar a população acerca da importância do cadastro (inadequado, segundo foi averiguado) e do papel do ACS dentro da Atenção Primária. A necessidade dessa intervenção foi reforçada a partir de queixas das próprias ACS's junto à gerência, quando relataram insatisfação por não concretizarem os cadastros de suas famílias ao não serem recebidas nas casas, especialmente em prédios. Inicialmente, sob orientação dos profissionais, os alunos se aprofundaram em leituras sobre as funções dos ACS e pensaram no público que gostariam de atingir. Seu projeto foi a confecção de um folheto, onde constariam perguntas e respostas sobre o tema, com linguagem de fácil entendimento e uso de algumas figuras para chamar a atenção. Resultados: Uma cartilha foi elaborada tendo em vista o desconhecimento dos usuários sobre o trabalho dos ACS?s. Seu conteúdo foi validado pela gerência, equipe do PET-Saúde e as próprias ACS's, que puderam analisá-la e modificá-la. O Conselho de Saúde fará sua avaliação. Conclusão/Recomendações: Espera-se que a impressão dessa cartilha possa sensibilizar maior numero possível de usuários, conscientizá-los da importância do cadastro e promover a divulgação do papel do ACS, favorecendo assim a realização de um trabalho essencial na Atenção Primária.. |
Palavras-Chave: |
AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE, CADASTRO,CARTILHA |
Instituições: |
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