|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CLODOVEU AUGUSTO DAVIS JUNIOR |
Instituto Ciências Exatas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
205338 |
PMG |
|
3134095849 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CLODOVEU AUGUSTO DAVIS JUNIOR |
Instituto Ciências Exatas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
205338 |
clodoveu@dcc.ufmg.br |
3134095849 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DERIC VINICIUS MONTEIRO LEITE |
ENG. DE CONTROLE E AUTOMACAO/N |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EDUARDO RODRIGUES DE OLIVERA |
ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIEL DUARTE PASA |
ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIELA MARIA TEIXEIRA MIRANDA |
ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HENRIQUE CHEVREUX OLIVEIRA COELHO DIAS |
CIENCIA DA COMPUTACAO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOEL MAXIMO REIS |
ENGENHARIA ELETRICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JUNIA NEUENSCHWANDER CHAVES FARIA |
ENGENHARIA CIVIL |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCOS LUIZ DE ASSIS JUNIOR |
ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAEL SALVIO MARTINS |
CIENCIA DA COMPUTACAO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAPHAELA DE FREITAS MARRA |
ENGENHARIA DE MINAS |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO AKIO NAKAMURA |
ENG. DE CONTROLE E AUTOMACAO/N |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO SOARES DA COSTA |
ENG. DE CONTROLE E AUTOMACAO/N |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-096 Monitoria do Departamento de Ci6encia da Computação |
Área: |
Ciências Exatas e da Terra |
Resumo: |
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade do ensitno de graduação, incentivando o uso da Internet como apoio ao ensino e aprendizagem. Em particular, professores e alunos foram incentivados a se familiarizar com as formas em que essas novas tecnologias podem produzir diferenças significativas no processo. A utilização intensiva de correio eletrônico e da Web como apoio ao ensino e aprendizagem é ponto de partida para o uso de tecnologias avançadas para a complementação do ensino presencial, para o ensino semi-presencial e para o ensino a distância. No contexto aqui relatado, o material didático foi publicado em páginas Web das disciplinas. Complementarmente, através de e-mail, for proporcionada ao aluno assistência extra-classe e assíncrona, principalmente pelos bolsistas do programa, que cumpriram o papel de tutores e animadores de listas e grupos de discussão.
Os bolsistas procuraram interagir permanentemente com os professores das disciplinas, de modo a estarem sintonizados, garantindo correção e coerência no processo de assistência ao aluno. Estabelecida essa sintonia, o bolsista procurou ampliar o espaço para interatividade entre professor, tutor (bolsista) e aluno, através de (i) proposição de questões relevantes e motivadoras a serem debatidas, (ii) apreentação de soluções, parciais ou integrais, de problemas, (iii) disponibilidade, permanente e assíncrona, para responder a dúvidas dos alunos, (iv) catalogação, editoração e publicação de listas de perguntas frequentes na página Web da disciplina.
O acompanhamento do desenvolvimento do projeto foi constante, ocorrendo tanto intra-equipes quanto entre equipes. Em geral, todos interagiram via e-mail (através da criação de uma lista de discussão chamada LearnLoop) ou via reuniões.
Espera-se que, com a continuidade deste projeto, professores, bolsistas e alunos adquiram o hábito de usar a Web e fóruns de discussão, como apoio ao ambiente presencial, facilitando e aprimorando o aprendizado. |
Palavras-Chave: |
Qualidade do ensino de graduação, Recursos da Internet, Ensino a Distância, LearnLoop |
Instituições: |
|
|