Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor CLODOVEU AUGUSTO DAVIS JUNIOR Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
205338 PMG 3134095849
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CLODOVEU AUGUSTO DAVIS JUNIOR Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
205338 clodoveu@dcc.ufmg.br 3134095849
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DERIC VINICIUS MONTEIRO LEITE ENG. DE CONTROLE E AUTOMACAO/N Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EDUARDO RODRIGUES DE OLIVERA ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIEL DUARTE PASA ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIELA MARIA TEIXEIRA MIRANDA ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
HENRIQUE CHEVREUX OLIVEIRA COELHO DIAS CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOEL MAXIMO REIS ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JUNIA NEUENSCHWANDER CHAVES FARIA ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCOS LUIZ DE ASSIS JUNIOR ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAEL SALVIO MARTINS CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAPHAELA DE FREITAS MARRA ENGENHARIA DE MINAS Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO AKIO NAKAMURA ENG. DE CONTROLE E AUTOMACAO/N Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO SOARES DA COSTA ENG. DE CONTROLE E AUTOMACAO/N Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-096 Monitoria do Departamento de Ci6encia da Computação
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade do ensitno de graduação, incentivando o uso da Internet como apoio ao ensino e aprendizagem. Em particular, professores e alunos foram incentivados a se familiarizar com as formas em que essas novas tecnologias podem produzir diferenças significativas no processo. A utilização intensiva de correio eletrônico e da Web como apoio ao ensino e aprendizagem é ponto de partida para o uso de tecnologias avançadas para a complementação do ensino presencial, para o ensino semi-presencial e para o ensino a distância. No contexto aqui relatado, o material didático foi publicado em páginas Web das disciplinas. Complementarmente, através de e-mail, for proporcionada ao aluno assistência extra-classe e assíncrona, principalmente pelos bolsistas do programa, que cumpriram o papel de tutores e animadores de listas e grupos de discussão.

Os bolsistas procuraram interagir permanentemente com os professores das disciplinas, de modo a estarem sintonizados, garantindo correção e coerência no processo de assistência ao aluno. Estabelecida essa sintonia, o bolsista procurou ampliar o espaço para interatividade entre professor, tutor (bolsista) e aluno, através de (i) proposição de questões relevantes e motivadoras a serem debatidas, (ii) apreentação de soluções, parciais ou integrais, de problemas, (iii) disponibilidade, permanente e assíncrona, para responder a dúvidas dos alunos, (iv) catalogação, editoração e publicação de listas de perguntas frequentes na página Web da disciplina.

O acompanhamento do desenvolvimento do projeto foi constante, ocorrendo tanto intra-equipes quanto entre equipes. Em geral, todos interagiram via e-mail (através da criação de uma lista de discussão chamada LearnLoop) ou via reuniões.

Espera-se que, com a continuidade deste projeto, professores, bolsistas e alunos adquiram o hábito de usar a Web e fóruns de discussão, como apoio ao ambiente presencial, facilitando e aprimorando o aprendizado.
Palavras-Chave:
Qualidade do ensino de graduação, Recursos da Internet, Ensino a Distância, LearnLoop
Instituições: