Tipo: Nome: Curso:
Professor CATIA RODRIGUES BARBOSA Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
225088 PEG 34096129
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CATIA RODRIGUES BARBOSA Escola de Ciência Informação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
225088 catiarb@eci.ufmg.br 34096129
Co-Autores
CARLOS JOSE DE ALMEIDA NETO MUSEOLOGIA Aluno PEG
GLEISON DE SOUZA SILVA MUSEOLOGIA Aluno PEG
ALESSANDRO FERREIRA COSTA Escola de Ciência Informação Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO Escola de Ciência Informação Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-17 Patrimônio Cultural e sua relação com a Ciência da Informação: imagem em movimento
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Objetivos Gerais e Específicos:
. Contribuir para a eficácia das aulas expositivas das disciplinas relacionadas ao campo temático da Museologia e melhor aproveitamento teórico-prático por parte dos alunos.
. Relacionar conteúdos programáticos entre as disciplinas do campo temático- museologia, mormente Patrimônio cultural material, intangível e a teoria da informação.
Objetivos específicos :
. Desenvolver pesquisa sobre acervos dos museus, concepções das exposições museais, extensão- visitas técnicas aos museus e centros culturais e ensino- a elaboração de materiais didáticos.
. Elaborar roteiros de imagem em movimento sobre os museus visitados, seus acervos.
. Aplicar como projeto piloto os materiais didáticos em determinadas turmas.
Metodologia:
pesquisa e coleta de dados como fotografias, filmagens dos museus visitados, entrevistas com o público dos museus e ou seus conceptores. Eles irão selecionar as informações dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de alunos inscritos nas disciplinas do curso de museologia, sobretudo a disciplina patrimônio cultural no mundo moderno e contemporâneo, disciplina do núcleo comum Fundamentos da Teoria da Informação e com o material desenvolver um roteiro para os vídeos a serem produzidos. Farão contatos com a Escola de Belas Artes, no que tange à arte final dos vídeos (elaboração em laboratório de imagem). Os alunos devem acompanhar a aplicação dos primeiros materiais didáticos em algumas turmas dos outros semestres e ou em turmas dos outros cursos oferecidos pela ECI, os quais trabalham com documentos, imagem digital e gestão da informação (disseminação desta).
Resultados esperados:
Envolvimento dos alunos com temáticas multidisciplinares (museologia interface com a ciência da informação)
b) Aplicação do material didático produzido em diversas disciplinas do campo da museologia.
c) Democratização da informação sobre acervos museais, patrimônio cultural
d) Levantamento bibliográfico.
Palavras-Chave: