|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CATIA RODRIGUES BARBOSA |
Escola de Ciência Informação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
225088 |
PEG |
|
34096129 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CATIA RODRIGUES BARBOSA |
Escola de Ciência Informação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
225088 |
catiarb@eci.ufmg.br |
34096129 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CARLOS JOSE DE ALMEIDA NETO |
MUSEOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GLEISON DE SOUZA SILVA |
MUSEOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALESSANDRO FERREIRA COSTA |
Escola de Ciência Informação |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO |
Escola de Ciência Informação |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-17 Patrimônio Cultural e sua relação com a Ciência da Informação: imagem em movimento |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
Objetivos Gerais e Específicos: . Contribuir para a eficácia das aulas expositivas das disciplinas relacionadas ao campo temático da Museologia e melhor aproveitamento teórico-prático por parte dos alunos. . Relacionar conteúdos programáticos entre as disciplinas do campo temático- museologia, mormente Patrimônio cultural material, intangível e a teoria da informação. Objetivos específicos : . Desenvolver pesquisa sobre acervos dos museus, concepções das exposições museais, extensão- visitas técnicas aos museus e centros culturais e ensino- a elaboração de materiais didáticos. . Elaborar roteiros de imagem em movimento sobre os museus visitados, seus acervos. . Aplicar como projeto piloto os materiais didáticos em determinadas turmas. Metodologia: pesquisa e coleta de dados como fotografias, filmagens dos museus visitados, entrevistas com o público dos museus e ou seus conceptores. Eles irão selecionar as informações dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de alunos inscritos nas disciplinas do curso de museologia, sobretudo a disciplina patrimônio cultural no mundo moderno e contemporâneo, disciplina do núcleo comum Fundamentos da Teoria da Informação e com o material desenvolver um roteiro para os vídeos a serem produzidos. Farão contatos com a Escola de Belas Artes, no que tange à arte final dos vídeos (elaboração em laboratório de imagem). Os alunos devem acompanhar a aplicação dos primeiros materiais didáticos em algumas turmas dos outros semestres e ou em turmas dos outros cursos oferecidos pela ECI, os quais trabalham com documentos, imagem digital e gestão da informação (disseminação desta). Resultados esperados: Envolvimento dos alunos com temáticas multidisciplinares (museologia interface com a ciência da informação) b) Aplicação do material didático produzido em diversas disciplinas do campo da museologia. c) Democratização da informação sobre acervos museais, patrimônio cultural d) Levantamento bibliográfico. |
Palavras-Chave: |
Museu- Patrimônio Cultural - Cinema- Banco de dados |
Instituições: |
|
|