Tipo: Nome: Curso:
Professor CRISTINA RODRIGUES NASCIMENTO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
221023 PEG (38)91742934
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CRISTINA RODRIGUES NASCIMENTO Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
221023 crisrodnas@gmail.com (38)91742934
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA CAMILA ALVES RAMOS ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAYSSA BALIEIRO RIBEIRO ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-72 WEBSERE: Criação de ambiente on-line de acesso livre a materiais instrutivos como subsídio às aulas de Sensoriamento Remoto
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Com o desenvolvimento das modernas tecnologias espaciais, dentre as quais se incluem os satélites artificiais, tornou-se possível "(re)conhecer" a terra, através da aquisição de imagens da superfície, por meio de sensores remotos orbitais. O sensoriamento remoto como ciência, tem servido de base para o desenvolvimento de projetos associados a diagnósticos, sobre as implicações ambientais, principalmente no campo das ciências agrárias. Dada a sua importância, entende-se que o conhecimento produzido e acumulado, em sala de aula, deve ser conhecido por toda comunidade acadêmica envolvida com a ciência, o que justifica o compromisso de divulgá-la. O projeto tem como objetivo principal à criação de módulos educativo desenvolvido em ambiente on-line, estruturado em textos, exercícios, curiosidades, leitura complementar e sugestões de "sites" para interação, possibilitando ao aluno refletir sobre diferentes questões e trabalhar suas relações de acordo com os conteúdos curriculares para os cursos de agronomia, engenharia agrícola e ambiental e engenharia florestal, contemplados dentro da instituição. A informática surge como ferramenta de apoio metodológica imprescindível ao processo ensino-aprendizagem, sendo neste contexto um recurso que possibilita, trabalhar com softwares de processamento digital de imagens em aulas práticas no laboratório. Através dessa junção, o aluno será capaz de compreender a dinâmica do processo de intervenção das imagens de satélite sobre o meio ambiente, praticar e consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula. Espera-se ao final do projeto construir um ambiente virtual  para a melhoria da qualidade de ensino da graduação através de recursos didáticos que explorem novas tecnologias, uma vez que o mercado de livros textos sobre sensoriamento remoto não é tão amplo. Isto acontece porque esta tecnologia é recente, o que faz com que seu universo ainda seja considerado pequeno quando comparado a disciplinas mais tradicionais.
Palavras-Chave:
Imagens de satélites, ambiente on-line, recursos virtuais
Instituições:
PROGRAD