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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CRISTINA RODRIGUES NASCIMENTO |
Instituto de Ciências Agrárias |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
221023 |
PEG |
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(38)91742934 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CRISTINA RODRIGUES NASCIMENTO |
Instituto de Ciências Agrárias |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
221023 |
crisrodnas@gmail.com |
(38)91742934 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA CAMILA ALVES RAMOS |
ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAYSSA BALIEIRO RIBEIRO |
ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-72 WEBSERE: Criação de ambiente on-line de acesso livre a materiais instrutivos como subsídio às aulas de Sensoriamento Remoto |
Área: |
Ciências Agrárias |
Resumo: |
Com o desenvolvimento das modernas tecnologias espaciais, dentre as quais se incluem os satélites artificiais, tornou-se possível "(re)conhecer" a terra, através da aquisição de imagens da superfície, por meio de sensores remotos orbitais. O sensoriamento remoto como ciência, tem servido de base para o desenvolvimento de projetos associados a diagnósticos, sobre as implicações ambientais, principalmente no campo das ciências agrárias. Dada a sua importância, entende-se que o conhecimento produzido e acumulado, em sala de aula, deve ser conhecido por toda comunidade acadêmica envolvida com a ciência, o que justifica o compromisso de divulgá-la. O projeto tem como objetivo principal à criação de módulos educativo desenvolvido em ambiente on-line, estruturado em textos, exercícios, curiosidades, leitura complementar e sugestões de "sites" para interação, possibilitando ao aluno refletir sobre diferentes questões e trabalhar suas relações de acordo com os conteúdos curriculares para os cursos de agronomia, engenharia agrícola e ambiental e engenharia florestal, contemplados dentro da instituição. A informática surge como ferramenta de apoio metodológica imprescindível ao processo ensino-aprendizagem, sendo neste contexto um recurso que possibilita, trabalhar com softwares de processamento digital de imagens em aulas práticas no laboratório. Através dessa junção, o aluno será capaz de compreender a dinâmica do processo de intervenção das imagens de satélite sobre o meio ambiente, praticar e consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula. Espera-se ao final do projeto construir um ambiente virtual para a melhoria da qualidade de ensino da graduação através de recursos didáticos que explorem novas tecnologias, uma vez que o mercado de livros textos sobre sensoriamento remoto não é tão amplo. Isto acontece porque esta tecnologia é recente, o que faz com que seu universo ainda seja considerado pequeno quando comparado a disciplinas mais tradicionais. |
Palavras-Chave: |
Imagens de satélites, ambiente on-line, recursos virtuais |
Instituições: |
PROGRAD |
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