Tipo: Nome: Curso:
Aluno ARIADIA YLANA FERREIRA PEDAGOGIA/DIURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2006037255 SEM BOLSA 88031994
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA ALICE DE LIMA GOMES NOGUEIRA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
091219 malicen@terra.com.br 93352610
Co-Autores
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-14 A MOBILIDADE DISCENTE INTERNACIONAL NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UFMG SOCIOECONOMICAMENTE DESFAVORECIDOS
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Introdução
Esta pesquisa se situa na perspectiva teórica da Sociologia da Educação e aborda a temática da internacionalização dos estudos na contemporaneidade, fazendo um recorte para uma das modalidades desse fenômeno: a mobilidade discente na graduação. O foco do estudo é o Programa de Apoio ao Intercâmbio Internacional implementado em, 2005, pela FUMP e inserido no Minas Mundi (Programa de Intercâmbio Internacional para Graduação da UFMG).
Objetivos
Objetiva-se conhecer a experiência de alunos intercambistas beneficiados pelo ?Programa de Apoio ao Intercâmbio? da FUMP, com o propósito de refletir sobre o significado dessa experiência para esse grupo de alunos e sobre a maneira pela qual a mobilidade tem afetado a vida acadêmica, pessoal e profissional dos alunos da UFMG ditos ?carentes?. De modo mais geral, procura-se conhecer melhor a participação de jovens oriundos das camadas populares em programas de intercâmbio internacional no contexto social e educacional atual, marcado crescentemente por políticas de democratização das oportunidades no mundo universitário.
Materiais e Métodos
Estão sendo analisadas, através de um corpus de entrevistas realizadas com ex-participantes do Programa, as experiências de alunos beneficiados pelo ?Programa de Apoio?. A pesquisa inclui também a análise de documentos e de outros materiais impressos acerca dos Programas Minas Mundi e o ?Programa de Apoio ao Intercâmbio?.
Resultados Preliminares
Se os estudantes oriundos das camadas populares constituem minoria entre os participantes do programa de mobilidade da UFMG (Minas Mundi), seu número vem crescendo significativamente graças ao ?Programa de Apoio? implementado pela FUMP.
Conclusão
A experiência desses alunos é marcada por sua condição socioeconômica. Sem o apoio da FUMP, esse grupo de estudante não chegaria a compor o quadro de alunos intercambistas da UFMG. Portanto, iniciativas como a do ?Programa de Apoio? constituem uma ferramenta de democratização do intercâmbio.
Palavras-Chave:
intercâmbio; internacionalização dos estudos, escolarização das camadas populares.
Instituições: