Tipo: Nome: Curso:
Professor EDUARDO ROBSON DUARTE Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
189278 SEM BOLSA 3821017707
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
EDUARDO ROBSON DUARTE Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
189278 duartevet@hotmail.com 3821077707
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DEMERSON LUIZ DE ALMEIDA BARBOSA Instituto de Ciências Agrárias Funcionário SEM BOLSA
LUIZ CARLOS FERNANDES Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
ROBERTA TORRES CARELI Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
ANNA CHRISTINA DE ALMEIDA Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
IGOR VIANA BRANDI Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
MAXIMILIANO SOARES PINTO Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
NILZA DE LIMA PEREIRA SALES Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
FERNANDO DA SILVA ROCHA Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
MATHEUS HENRIQUE SOUTO ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-25 Livro de Microbiologia em Ciências Agrárias com complementação audiovisual
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
A  Microbiologia Básica obrigatória para os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos e Engenharia Agrícola e Ambiental do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, que nem sempre tem uma literatura contextualizada com esses cursos. A proposta do trabalho atende ao EDITAL PROGRAD 02/2009 para elaboraça de material didático. Objetivou-se com esse trabalho a conversão do conteúdo semestral da disciplina de Microbiologia Básica em um Micro-Book impresso, material com textos de fácil leitura, ricamente ilustrados, com informações e curiosidades na área Agrária.  O Micro-Book elaborado possui dimensões de 20cm X 15cm, está dividido em 10 capítulos sendo abordados os seguintes temas: Introdução e Importância da Microbiologia, Classificação e evolução de micro-organismos, Estrutura e organização celular dos micro-organismos, Genética Microbiana, Metabolismo microbiano, Controle físico e químico de Micro-organismos, Antimicrobianos, Microbiologia ambiental, Interações microbianas, Micro-organimos fitopatógenos. O livro possui ISBN e para fixação e complementação da aprendizagem foi produzido um áudio-livro no modelo digital, com conteúdo integral do Micro-Book, complementado com conteúdos extras como vídeos, eventos e trabalhos acadêmicos. Todos os estudantes futuramente matriculados na disciplina receberão os materiais e deverá ser devolvido ao final da conclusão da disciplina. Com este material espera-se um olhar do acadêmico com maior interesse pela disciplina já que esta estará ligada ao seu convívio tendo uma linguagem mais clara, sempre levando o estudante a se questionar sobre os problemas enfrentados e juntamente com ele projetar soluções.  Os alunos da do Curso de Zootecnia receberam um pen drive e organizaram portifólio relatando as experiências da disciplina e da utilização do livro. Com a autoavaliação desses alunos conclui-se que o material de forma significativa com a formação dos alunos e a disciplina obteve 98% de aprovação.
Palavras-Chave:
Microbiologia, Ciências Agrárias, Postifolio, Livro didático