Tipo: Nome: Curso:
Professor OMAR PARANAIBA VILELA NETO Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
22460X PEG 34095884
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
OMAR PARANAIBA VILELA NETO Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
22460X omar@dcc.ufmg.br 34098001
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VICTOR VIEIRA CAMARGOS CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-83 NanoComp ? Projeto de Ensino de Nanocomputação e Nanotecnologia Computacional   na Graduação
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas de pesquisa e produção na escala nano (medicina, eletrônica, informática, física, química, biologia e engenharia dos materiais). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos e moléculas. É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros).
Aliado a este desenvolvimento da Nanotecnologia e da Nanociência vem o desenvolvimento de modelos computacionais de sistemas químicos e físicos, que permitem aos pesquisadores a simulação de possíveis nanomateriais, dispositivos e aplicações.
Este projeto visa o desenvolvimento de material didático para os cursos de Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação. Neste sentido, softwares de modelagem molecular serão utilizados, além do desenvolvimento de algoritmos didáticos que facilitem o ensino da área.
Dentre os softwares utilizados podemos destacar: o MOPAC é um programa de computador projetado para cálculos semi empíricos de sistema atômicos e moleculares que combinam  métodos clássicos e quânticos; o LPMD é um código de Dinâmica Molecular (MD) que considera os movimentos físicos de átomos e moléculas. A simulação de dinâmica molecular é frequentemente usada no estudo de proteínas e biomoléculas, assim como em ciência dos materiais; por fim, o GAMESS(General Atomic and Molecular Electronic Structure System), que é um software de química computacional com cálculos quânticos. Além do desenvolvimento de práticas com os programas citados, este projeto também visa o desenvolvimento de algoritmos que facilitem o ensino e entendimento das áreas de interesse.
Palavras-Chave:
Nanotecnologia Computacional, Nanocomputação, Modelagem Molecular, Algoritmos