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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
FERNANDA GREGORY DE ANDRADE MOREIRA |
MEDICINA |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2007032532 |
SEM BOLSA |
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(031)91553805 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARGARIDA MARIA DA C SMITH MAIA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
071986 |
margamaia@uol.com.br |
(031)34829129 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNO MEDEIROS FERNANDES |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FLAVIA DOMINGUES VITORINO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAEL DE OLIVEIRA MATOSO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO-44 PERFIL DE DIFILCULDADES NAS COMPETÊNCIAS PRATICADAS NA DISCIPLINA SEMIOLOGIA MÉDICA 2 DOS ALUNOS RECÉM EGRESSOS DO 6º PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA DA UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
A Semiologia Médica 2, disciplina obrigatória do 6º período, figura como uma das mais importantes, visto que introduz o aluno no conhecimento do método clínico a partir dos dados semiológicos dos pacientes. Nesta disciplina, ensinam-se o exame físico e discutem-se as alterações fisiopatológicas responsáveis pelos sinais e sintomas, sendo estas habilidades essenciais para a prática clínica. Os alunos estudam, em módulos separados, a semiologia dos aparelhos cardiovascular, respiratório, digestivo e neurológico. Objetivo: Este estudo pretende avaliar se os alunos egressos da Semiologia Médica 2 possuem as habilidades e conhecimentos ensinados na disciplina, segundo suas próprias opiniões. Métodos: Questionários foram respondidos de forma voluntária e anônima por 98 alunos da MGA 1, do 7º período, a qual tem como pré-requisito a Semiologia Médica 2. Foram pesquisadas as dificuldades dos alunos na anamnese, na redação do exame físico e no exame dos aparelhos cardiovascular (ACV) e respiratório (AR), do abdome (ABD) e no exame neurológico (EN). Resultados: de um total de 98 alunos, 34% dos alunos relataram dificuldade para realizar a anamnese; 72,4%relataram de dificuldade para registrar o exame físico no prontuário, sendo que o registro do EN foi o que apresentou maior dificuldade. Do total de alunos, 8,2% (8) dos estudantes alegaram não ter dificuldade para realizar o exame físico de nenhum dos sistemas pesquisados. O exame físico do ACV foi citado, pelo maior número de alunos (69,4% dos estudantes), como sendo o de realização mais difícil, seguido pelo ABD (49%), EN (39,8%) e AR (29,6%). Conclusão: A aplicação de questionários específicos e apropriados permite identificar pontos a serem melhorados no ensino da Semiologia Médica 2, podendo ser útil para um melhor planejamento pedagógico com a participação ativa dos alunos. |
Palavras-Chave: |
Semiologia médica; Anamnese; Exame físico; Habilidades adquiridas; Aplicação de questionário; |
Instituições: |
Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. |
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