Tipo: Nome: Curso:
Professor CARMELA MARIA POLITO BRAGA Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164046 PEG 34094864
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CARMELA MARIA POLITO BRAGA Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
15508X carmela@ufmg.br 34094864
Co-Autores
LEONARDO ANTONIO BORGES TORRES Escola de Engenharia Professor SEM BOLSA
FERNANDO MOREIRA RIBEIRO ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PEG
GUSTAVO SILVA BELISARIO ENGENHARIA CONTROLE AUTOMACAO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-88 - Projeto, Especificação e Montagem do Laboratório de Instrumentação Industrial. Desenvolvimento de Roteiros de Aulas Práticas para o Curso de Laboratório
Área:
Engenharias
Resumo:
O processo de revisão do curso Engenharia de Controle e Automação para criação do curso noturno incorporou, entre outras coisas, um curso de laboratório com carga horária prática de 30h à disciplina de Instrumentação Industrial.  O primeiro curso neste Laboratório deverá ser no segundo semestre de 2012.  O objetivo geral é criar a infraestrutura laboratorial necessária, incluindo equipamentos e instalações, além de material didático suficiente para um curso de laboratório de instrumentação industrial. Até o presente momento foram desenvolvidas as seguintes atividades: revisão do projeto conceitual do Laboratório de Instrumentação, definição do conjunto de aulas a serem preparadas, pesquisa de tecnologias e instrumentos comercialmente disponíveis adequados às instalações físicas do laboratório, bem como os custos associados, levantamento dos sensores/medidores disponíveis nos laboratórios do curso e que serão removidos para uso neste curso de laboratório, negociação com os demais professores de laboratório e a coordenação do colegiado para um rearranjo dos espaços destinados aos laboratórios, permitindo a alocação de duas salas próximas para criação de instalações duplicadas para este laboratório, projeto do layout dos laboratórios e das alterações necessárias na infra-estrutura, início do estudo dos manuais dos equipamentos já disponíveis para definição dos primeiros roteiros de aula. O Layout com o novo arranjo está submetido ao Departamento de Engenharia Eletrônica para aprovação. A especificação para compra de um módulo com laço de vazão para aulas de medição de vazão, nível e válvulas de controle ainda não ocorreu devido aos altos custos levantadas entre os módulos comercialmente disponíveis, muito distante dos recursos disponíveis, além de não atenderem aos requisitos técnicos esperados. Trabalha-se no projeto de um módulo customizado às demandas do laboratório. Considera-se que os resultados são satsifatórios até o presente momento.
Palavras-Chave:
Laboratório, Instrumentação Industrial, Roteiros de aulas práticas, sensores, válvulas de controle.
Instituições: