Tipo: Nome: Curso:
Professor KENIA LARA DA SILVA Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
213942 PRONOTURNO 3134099181
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
KENIA LARA DA SILVA Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
213942 kenialara17@yahoo.com.br 3134099181
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
STEPHANIE MARQUES MOURA FRANCO BELGA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
YASMINE FERNANDA FERREIRA CUNHA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
YARA CARDOSO SILVA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
FERNANDA MARTINS SOBRINHO GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
LEONARDO TORRES VASCONCELOS GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
LUCAS GOMES COSTA DE PAULA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
MONIQUE FERNANDA FELIX FERREIRA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PRONOTURNO
ANA PAULA ANDRADE CARVALHO Gestão de Serviços de Saúde Externo PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-05 ATUAÇÃO DO GESTOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE: POSSIBILIDADES IDENTIFICADAS PELOS BOLSISTAS PRONOTURNO
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O curso de Gestão de Serviços de Saúde criado pela UFMG tem por finalidade formar profissionais críticos para atuar na gestão de serviços de saúde, de maneira inovadora, humanista e eticamente comprometida com as necessidades de saúde. O objetivo deste trabalho é discutir as possibilidades de inserção do futuro profissional Gestor de Serviços de Saúde (GSS) no mercado em saúde. Em consulta à Classificação de Ocupações, do Ministério do Trabalho e do Emprego, o GSS pode atuar nas seguintes ocupações: diretores e gerentes de operações de serviços de saúde; administradores; agente de saúde e do meio ambiente. O GSS pode atuar também como dirigente do setor público; supervisor ou gerente administrativo, gerente de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde. A atuação especifica na saúde contempla diferentes cenários, entre eles a atenção primária, secundária e de urgência e emergência, atenção hospitalar, serviços especializados de apoio diagnóstico e terapêutico, nas Secretarias Municipais, Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde. Visualiza-se um agir específico de GSS nos serviços de Vigilância à Saúde, setores afins à saúde tais como central de abastecimento de água e esgoto, saneamento básico, gestão ambiental, bem como na educação de profissionais de saúde. Ao atuar em Consultoria, o GSS presta serviços para o aperfeiçoamento da qualidade da gestão dos processos e serviços em saúde oferecidos ao mercado. O gestor pode atuar também no campo da Ciência e Tecnologia em Saúde elaborando propostas de pesquisa, estudos de produtos estratégicos, pesquisas de análise de territórios e das condições de saúde da população. Além disso, poderá atuar na avaliação econômica de tecnologias em saúde e no desenvolvimento de mecanismos gerenciais eficientes e efetivos para o sistema de saúde. Vislumbra-se a atuação do gestor em diversos pontos estratégicos do campo, seja na formulação de políticas e planejamento em saúde ou na gestão direta dos serviços da rede de atenção à saúde.
Palavras-Chave:
Ensino, Educação Superior, Gestão em Saúde, Área de Atuação Profissional.
Instituições: