Tipo: Nome: Curso:
Professor VERA LUCIA DOS SANTOS Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
19414X PMG 34092764
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
VERA LUCIA DOS SANTOS Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
19414X verabio@gmail.com 34092764
Co-Autores
FATIMA SOARES MOTTA NORONHA Instituto Ciências Biológicas Professor SEM BOLSA
RAQUEL HOSKEN PEREIRA DA SILVA CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO Aluno PMG
RAFAEL NEDER ISSA FORTUNA MEDICINA Aluno PMG
VICTOR PRATES TIMO CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO Aluno PMG
RAPHAEL GUILHERME DIAS CRUZ MEDICINA Aluno PMG
JOAO VITOR NASSARALLA ROMEIRO MEDICINA Aluno PMG
CAMILA CRUZ DE MORAES CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO Aluno PMG
Daniele Cristina Miranda Alves Freitas Fisioterapia Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-091- Monitoria do Depto. de Microbiologia
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
O programa ?O Ensino em Microbiologia?, iniciado em 2007, busca produzir material de apoio para as aulas práticas, teóricas e para monitoria presencial do Departamento de Microbiologia. O material já produzido pelo Programa tem sido utilizado em aulas teóricas e práticas de cursos como Ciências Biológicas, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e disciplinas do curso de Bacharelado em Microbiologia. Disciplinas recém-criadas, como Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Microbiologia aplicada à Engenharia Ambiental, Microbiologia aplicada à Aquacultura, Microbiologia de Alimentos, Introdução à Microbiologia Industrial também foram beneficiadas. Em 2011, o objetivo maior do Programa tem sido revisar e atualizar todo o material didático já produzido para que seja finalizado. Após a avaliação de professores do Departamento serão disponibilizados online no website vinculado ao Departamento de Microbiologia denominado ?Microbiologia no dia a dia?. Neste website, essas aulas, poderão ser acessadas pelos alunos da UFMG, mas também estarão disponíveis a outras pessoas interessadas, como universitários de outras instituições, alunos de ensino médio, pré-vestibulandos, entre outros. Como exemplo de material produzido, citamos uma série de desenhos explicativos sobre a ?Lavagem de mãos?, orientando sobre a forma correta de se realizar a assepsia das mãos, devido à importância desse procedimento no controle de infecções cruzadas. Além disso, também foram produzidos esquemas didáticos sobre a morfologia bacteriana. Esse material, produzido em 2010, foi editado e finalizado em 2011, para que seja, agora, feita a elaboração de painéis explicativos a serem expostos nos laboratórios de aulas práticas, servindo de apoio ao professor e seus alunos. Além do material didático, a confecção de novas lâminas tem sido um processo contínuo para renovação e ampliação do material a ser utilizado em aulas práticas, oferecendo melhores condições de aprendizado aos alunos.
Palavras-Chave:
Microbiologia, Material didático, Website.
Instituições: