Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCUS VINICIUS MELO DE ANDRADE Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164968 PEG 34098054
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCUS VINICIUS MELO DE ANDRADE Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164968 andradem@ufmg.br 34098054
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA CYSNE BARBOSA MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ARIEL JOSE VILLAR GONCALVES MEDICINA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
 Atualmente, no curriculum médico na Faculdade de Medicina (FM) da UFMG, apenas três semanas são destinadas ao ensino de medicina de emergência clínica (ME). Esse curto espaço de tempo tem demonstrado ser inadequado para o apredizado dos alunos, que muitas vezes deixam de experienciar cenários emergenciais básicos para a sua formação. Uma alternativa para melhorar a aquisição de conhecimentos e habilidades nessa área de ME é o ensino por meio da disponibilização irrestrita de aulas, via internet, associadas à medicina de simulação utilizando manequins robotizados. Como não existe um material com essas características, acessível a todos os alunos do Internato de Medicina de Urgência (IU), esse projeto almeja contribuir para a solução desse problema. Para isso, estão sendo produzidos ciclos temáticos de ensino de medicina de emergência baseados nas orientações curriculares da Federação Internacional para Medicina de Emergência. Cada ciclo temático é composto de: um capítulo de um livro digital (textos didáticos, figuras e vídeos demonstrativos); avaliação digitais e cenários para o boneco de simulação SimMan baseados em situações reais do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da UFMG e dos principais locais de atendimento de emergências médicas de Belo Horizonte. Ao final da produção dos ciclos, todo o conteúdo será disponibilizado a alunos do IU, a docentes da disciplina e a outros acadêmicos e profissionais da área da saúde como curso de extensão em educação médica continuada. Como todo o processo é desenvolvido por estudantes de medicina sob supervisão de um professor do IU e com experiência em ME, ocorre uma maior transferência para o material da visão do aluno de como facilitar e melhorar o processo de aprendizado do ensino de emergência durante o internato.
Palavras-Chave:
medicina de emergência; simulacão; curriculum médico; internato de urgência e traumatologia; vídeo;
Instituições:
Pró-reitoria de Graduação, UFMG