Tipo: Nome: Curso:
Aluno ANA CRISTINA DRUMOND CALDEIRA TURISMO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2007044778 SEM BOLSA 34096332
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIANA DE OLIVEIRA LACERDA Instituto de Geociências
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164410 mirilacerda@gmail.com 34096237
Co-Autores
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-16 As rotas dos viajantes estrangeiros do século XIX na antiga Demarcação Diamantina: um estudo preliminar para o turismo cultural
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
A descoberta do diamante e as promissoras jazidas localizadas no território da antiga Demarcação Diamantina no século XVIII constituíram um foco de atenção especial da Coroa Portuguesa. A partir da abertura dos portos brasileiros, em 1810, um grande contingente de pessoas foi atraído para a região encravada em meio ao maciço rochoso da Serra do Espinhaço, pois o país passou a ser acessível para pesquisadores e naturalistas interessados pela riqueza biológica e mineral do país. Os arraiais e vilarejos da Serra do Espinhaço surgiram a partir dos caminhos abertos pelos primeiros exploradores e viajantes em razão do comercio que se intensificava e das rotas de abastecimento que ligavam as lavras de diamante ao Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa é identificar e descrever o caminho percorrido por dez viajantes estrangeiros na terra dos diamantes no intuito de valorizar a memória sobre a Demarcação Diamantina. Através dos relatos destes viajantes é possível resgatar estruturas territoriais como arraiais, vilas, caminhos, rios, córregos, serviços de diamante, pontes, serras além de permitir a comparação toponímica com os nomes atuais. A partir deste resgate, pretende-se elaborar um mapa temático com o conjunto de informações geográficas de interesse para o planejamento do turismo cultural. A metodologia foi baseada em revisão teórica sobre os temas: demarcação diamantina, história e turismo cultural, além da leitura dos relatos dos viajantes. A antiga Demarcação Diamantina representa um período importante da história do Brasil marcado pela força da atividade garimpeira artesanal ainda hoje presente nas vilas e povoados rurais dos arredores de Diamantina. Este conteúdo histórico-cultural oferece novas perspectivas para o planejamento do turismo cultural a partir do resgate de bens patrimoniais a serem reconhecidos e valorizados.
Palavras-Chave:
Demarcação Diamantina, viajantes, rotas, mapas, turismo cultural
Instituições: