Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ADRIANO MARCAL PIMENTA Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
210765 PET 34099180
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ADRIANO MARCAL PIMENTA Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
210765 adrianomp@ufmg.br 34099180
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Eliane Duarte Meneses Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Vânia Conceição Rezende Neiva Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Viviane Ribeiro Martins de Oliveira Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Nayara Graciele Ribeiro Tavares Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Josely Xavier Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Luciana Mendes Rocha Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LISSANDRA BARBARA DO CARMO ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAMILA GOMES DE SOUZA ANDRADE MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CINTHIA FRANCESCA BARRA ROCHA MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LIVIA CARVALHO DE ASSIS ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MAYRA CHAVES DOS SANTOS FARMACIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATHALIA SILVEIRA E SILVA FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CINTHIA FLAVIA GOMES DINIZ ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FLAVIA AVELINO GOURSAND CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA CAROLINA RODRIGUES GUIMARAES MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNA ROGELIANE RODRIGUES PEREIRA ENFERMAGEM Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-01 Influência da interação monitor-preceptor do PET-Saúde na construção do aprendizado significativa na atenção primária à saúde
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma parceria interministerial (Saúde e Educação) que visa a melhoria da formação dos profissionais das diversas áreas da saúde para o desenvolvimento das suas atividades laborais na rede do Sistema Único de Saúde, com ênfase na atenção primária. Nesse programa, um grupo de profissionais e estudantes da área da saúde, juntamente com um professor universitário forma um grupo tutorial, responsável pela elaboração de ações de saúde a serem oferecidas à população da área de abrangência de um centro de saúde. Assim, as atividades desenvolvidas pelos estudantes (monitores) são monitoradas e orientadas diretamente pelos profissionais de saúde (preceptores) e indiretamente pelo professor (tutor). Objetivo: Descrever como a interação monitor-preceptor do PET-Saúde tem influenciado a construção de um aprendizado significativo na atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa no qual os monitores e preceptores do PET-Saúde Heliópolis relataram as suas experiências de ensino-aprendizado nos primeiros meses de desenvolvimento do projeto no ano de 2011. Ao final, as falas foram avaliadas com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A maioria dos monitores afirmou que a interação com o preceptor, especialmente, aqueles que são da sua área de formação acadêmica, proporcionou a eles um melhor entendimento sobre a sua futura atuação profissional. Além disso, ao se planejar, desenvolver e avaliar as ações de saúde em conjunto com os preceptores, os monitores puderam vivenciar, precocemente, aspectos relacionados à sua futura prática profissional em todos os aspectos, ou seja, desde a administração, assistência e educação em saúde. Conclusão: O PET-Saúde tem se constituído como uma importante estratégia de melhoria da formação profissional dos estudantes da área da saúde, situação que, futuramente, poderá melhorar a assistência oferecida aos usuários do SUS.
Palavras-Chave:
Educação em saúde; Ensino Superior; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde.
Instituições:
Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.