|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ADRIANO MARCAL PIMENTA |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
210765 |
PET |
|
34099180 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ADRIANO MARCAL PIMENTA |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
210765 |
adrianomp@ufmg.br |
34099180 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Eliane Duarte Meneses |
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Vânia Conceição Rezende Neiva |
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Viviane Ribeiro Martins de Oliveira |
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Nayara Graciele Ribeiro Tavares |
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Josely Xavier |
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Luciana Mendes Rocha |
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LISSANDRA BARBARA DO CARMO |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA GOMES DE SOUZA ANDRADE |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CINTHIA FRANCESCA BARRA ROCHA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LIVIA CARVALHO DE ASSIS |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MAYRA CHAVES DOS SANTOS |
FARMACIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHALIA SILVEIRA E SILVA |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CINTHIA FLAVIA GOMES DINIZ |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FLAVIA AVELINO GOURSAND |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CAROLINA RODRIGUES GUIMARAES |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNA ROGELIANE RODRIGUES PEREIRA |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-01 Influência da interação monitor-preceptor do PET-Saúde na construção do aprendizado significativa na atenção primária à saúde |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma parceria interministerial (Saúde e Educação) que visa a melhoria da formação dos profissionais das diversas áreas da saúde para o desenvolvimento das suas atividades laborais na rede do Sistema Único de Saúde, com ênfase na atenção primária. Nesse programa, um grupo de profissionais e estudantes da área da saúde, juntamente com um professor universitário forma um grupo tutorial, responsável pela elaboração de ações de saúde a serem oferecidas à população da área de abrangência de um centro de saúde. Assim, as atividades desenvolvidas pelos estudantes (monitores) são monitoradas e orientadas diretamente pelos profissionais de saúde (preceptores) e indiretamente pelo professor (tutor). Objetivo: Descrever como a interação monitor-preceptor do PET-Saúde tem influenciado a construção de um aprendizado significativo na atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa no qual os monitores e preceptores do PET-Saúde Heliópolis relataram as suas experiências de ensino-aprendizado nos primeiros meses de desenvolvimento do projeto no ano de 2011. Ao final, as falas foram avaliadas com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A maioria dos monitores afirmou que a interação com o preceptor, especialmente, aqueles que são da sua área de formação acadêmica, proporcionou a eles um melhor entendimento sobre a sua futura atuação profissional. Além disso, ao se planejar, desenvolver e avaliar as ações de saúde em conjunto com os preceptores, os monitores puderam vivenciar, precocemente, aspectos relacionados à sua futura prática profissional em todos os aspectos, ou seja, desde a administração, assistência e educação em saúde. Conclusão: O PET-Saúde tem se constituído como uma importante estratégia de melhoria da formação profissional dos estudantes da área da saúde, situação que, futuramente, poderá melhorar a assistência oferecida aos usuários do SUS. |
Palavras-Chave: |
Educação em saúde; Ensino Superior; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde. |
Instituições: |
Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. |
|